Institucional

Bem-vindo ao Curso de Ciências Biológicas


CUA - UFMT


Curso de Ciências Biológicas - ICBS - CUA - UFMT


É um curso na modalidade presencial, Licenciatura, com duração de 8 semestres, com carga horária de 3.448 horas.


1. Identificação


Nome do Curso: Ciências Biológicas

Habilitação: Licenciatura

Unidade: Pontal do Araguaia- MT

Regime Acadêmico: Semestral

Turno: Noturno

Vagas: 45

Número de semestres: 8 (mínimo) 12 (máximo)

Site: https://ufmt.br/curso/biologiacua

Telefones: (66) 3402-1103

Fale com a coordenação: cegbiologia.icbs@ufmt.br


2. Perfil do egresso

O egresso em do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do Araguaia é preparado para: atuar no Ensino de Educação Básica; Atuar em pesquisas básicas e aplicadas nas diferentes áreas das Ciências Biológicas; Elaborar e executar projetos; Desenvolver ações estratégicas para diagnóstico de problemas, encaminhamento de soluções e tomada de decisões; Organizar, coordenar e participar de equipes multiprofissionais; Prestar consultorias, realizar perícias e dar pareceres, segundo a legislação em vigor, na área de Ciências Biológicas; Atuar na preservação do meio ambiente impedindo a deterioração de recursos naturais da região, essenciais ao desenvolvimento turístico; Atuar com qualidade e responsabilidade em prol da conservação e manejo da biodiversidade, políticas públicas de saúde e educação, meio ambiente, biotecnologia, biossegurança, na gestão ambiental e ecoturismo.


3. Breve Histórico do Curso no CUA

A Biologia teve origem no curso de Ciências (Licenciatura Curta) ofertado pelo Centro Pedagógico de Barra do Garças - unidade da UFMT criada em 1981. O curso funcionou em escolas estaduais até 1988 quando o prédio definitivo da UFMT foi inaugurado em Pontal do Araguaia abrigando salas de aulas; Laboratórios didáticos de Química, Botânica, Biologia Geral, Física, Educação Matemática; Departamentos com gabinetes de Professores e corpo técnico administrativo. A partir de 2005, foram construídos novos Laboratórios de ensino como Microscopia e Laboratórios de Pesquisa: Ecologia e Herbário, Análises Cromossômicas e Moleculares, Histofisiologia e Reprodução Animal; Laboratório de Ecologia e Conservação de Ecossistemas Aquáticos; LITOTECA e o Museu de História Natural do Araguaia. O corpo docente foi qualificado ao longo dos anos e conta com 12 Professores Doutores em diferentes áreas do conhecimento biológico como Anatomia, Biologia Celular, Botânica, Ecologia, Educação, Fisiologia Animal e Vegetal, Genética, Histologia, Paleontologia, Zoologia etc.


4. O que o aluno estuda no curso

Disciplinas de caráter teórico e prático em laboratórios e em campo ligadas às três esferas de atuação do BIÓLOGO: 1) Meio Ambiente e Biodiversidade, 2) Saúde e 3) Biotecnologia e Produção. O perfil do egresso do nosso curso de BIOLOGIA está voltado principalmente para área de Meio Ambiente e Biodiversidade estudando Zoologia, Botânica, Ecologia, Evolução, Paleontologia e Geologia. Sendo uma Licenciatura, forma educadores ambientais ou professores de biologia e ciências e por essa razão, nossos profissionais também têm formação sólida em Didática, metodologias de ensino e Psicologia da Educação. Depois de formados nossos profissionais poderão ser professores de ciências e biologia no ensino fundamental e médio. Um Licenciado em BIOLOGIA também pode atuar em ONGs, órgãos públicos de educação ou como consultores em empresas ambientais e até mesmo serem agentes de meio ambiente, analistas de projetos educacionais em Unidades de Conservação e Museus desenvolvendo projetos que aproximem o público da ciência.


5. Infraestrutura

Salas de aula climatizadas com diferentes mídias e acesso à internet para a realização de aulas.

Laboratórios didáticos equipados: Anatomia humana e comparada, Biologia geral, Ensino e Didática, Herbário, Microscopia, Química geral e Zoologia.

Laboratórios de pesquisa e Iniciação científica: Laboratório de Ecologia Vegetal, Herbário, Laboratório de Análises Cromossômicas e Moleculares - LACroM, Laboratório de Ecologia e Conservação de Ecossistemas Aquáticos - LECEA, Laboratório de Histofisiologia e Reprodução Animal - LaHRA, Casa de Vegetação, Museu de História Natural do Araguaia - MuHNA, Litoteca.

Acesso ilimitado à Internet com velocidade de 300 Mb utilizando celulares, tablets ou computadores portáteis pessoais. Acesso à Biblioteca Virtual Pearson e ao conteúdo integral do Portal de Periódicos CAPES via CAFé-RNP.

Adicionalmente existem dois Laboratórios de informática equipados com dezenas de computadores sendo que nas Bibliotecas do CUA dezenas de computadores adicionais estão disponíveis aos alunos da graduação.


6. Destaques

Numerosas oportunidades para estudantes participarem: Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência-PIBID e o Programa de Residência Pedagógica–PRP e Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica-PIBIC em Projetos de Pesquisa como: Diversidade biológica do Cerrado; Estudo das fitofisionomias no Cerrado; Estudo do potencial anti-inflamatório e cicatrizante do óleo de pequi em queimaduras de pele em camundongos Balb-c; Estudo da ação pró-regenerativa do óleo de pequi em transplantes heterólogos de pele usando matrizes acelulares suína; Avaliação histopatológica de brânquias, fígado e testículos de lambaris do gênero Astyanax expostos aos pesticidas atrazina e clomazona; Pesquisa de recepção no Museu de História Natural do Araguaia-MuHNA. Projetos de Extensão: Ordenamento e Monitoramento de trilhas ecológicas e interpretativas no Parque da Serra Azul; Biologia no Parque; Visitas ao Museu de História Natural do Araguaia Projetos de Ensino; Bio lives; Mobilidade Acadêmica Internacional. Egressos com pós-graduação: Pós-Doutorado 3; Doutores 14; Mestres 32


7. Atuação Profissional na Cidade/Região/País

Centenas de Biólogos foram formados no curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do Araguaia. Dezenas são professores de escolas de ensino médio e fundamental públicas ou particulares em Mato Grosso, Goiás, Minas Gerais, etc. Outras dezenas seguiram a carreira acadêmica cursando Mestrados e Doutorados no Brasil ou Exterior tornando-se docentes em Universidades Públicas ou Particulares em Mato Grosso, Espírito Santo, Minas Gerais etc. Outros trabalham em órgãos públicos em diferentes estados além de Mato Grosso como Secretaria Estadual do Meio Ambiente, Secretaria de Saúde, Centro de Primatologia etc. Muitos enveredaram por consultoria ambiental, manejo e recuperação de fauna. Alguns tornaram-se empreendedores possuindo empresas de restauração ambiental, de produção de material didático, apiários comerciais etc.



TAGS:
Logo da UFMT
Câmpus Cuiabá

Av. Fernando Corrêa da Costa, nº 2367
Bairro Boa Esperança - Cuiabá - MT
CEP: 78060-900

(65) 3615-8000

Funcionamento Administrativo 7h30 às 11h30 e 13h30 às 17h30

Câmpus Araguaia

Unidade I - Pontal do Araguaia
Avenida Universitária, nº 3500
Pontal do Araguaia - MT
CEP: 78698-000

(66) 3402-0770

Unidade II - Barra do Garças
Avenida Valdon Varjão, nº 6390
Barra do Garças - MT
CEP: 78605-091

(66) 3402-0736

Funcionamento Administrativo 08:00 às 11:30 e das 14:00 às 17:30 (horário local)

Câmpus Sinop

Avenida Alexandre Ferronato, nº 1200
Bairro Residencial Cidade Jardim - Sinop - MT
CEP: 78550-728

(66) 3533-3100

(66) 3533-3122

Funcionamento Administrativo 7h30 às 11h30 e 13h30 às 17h30

Câmpus Várzea Grande

Av. Fernando Corrêa da Costa, nº 2367
Bairro Boa Esperança - Cuiabá - MT
CEP: 78060-900

(65) 3615-6296

Funcionamento Administrativo 7h30 às 11h30 e 13h30 às 17h30