Histórico do Curso
Quatro anos após a fundação da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), em 1970, foi criado o curso de Administração da UFMT aprovado pela Resolução do Conselho Diretor nº 77/1974, de 14 de novembro de 1974. Em seu início, o Departamento de Administração era vinculado ao Centro de Ciências Sociais (CCS). Em 1975, teve sua primeira turma de ingressantes, e em 1978, foi reconhecido com a publicação do Decreto 82.737, de 28 de novembro de 1978.
Em 1979, o Curso de Administração da UFMT do campus Cuiabá
teve a primeira turma de egressos, que à época possuía duas
habilitações: Administração de Empresas e
Administração Pública, com a finalidade de atender ao mercado de
trabalho da época
para absorção dos formandos em órgãos públicos e na iminente
agroindústria da região, além dos setores comerciais e serviços. nos
órgãos governamentais, autarquias e a criação do
polo agroindustrial. O número de vagas se limitava a 20 no período
noturno, com
entradas semestrais.
Em 1992, foi aprovado um novo currículo de Administração, passando a existir turmas nos períodos matutino e noturno, ampliando as vagas para 80, sendo 40 em cada turno. Em 1995, houve nova reformulação do Projeto Pedagógico do Curso (PPC), que vigorou até 2006, no regime seriado anual. Ainda na década de 1990, houve a interiorização do ensino superior público no estado, com turmas nos municípios de Sorriso (1996 e 1998), Juína (1997), Água Boa (1997), Primavera do Leste (1998 e 2003) e Canarana (2000).
Entre 2006 e 2010, o departamento de
Administração participou do projeto piloto do Curso de Administração
(modalidade a distância), ofertando o curso nos campi da UFMT e na
cidade de Diamantino. Em 2007, foi aprovado um novo PPC do curso
presencial, em regime seriado anual que vigorou até 2010. Já entre 2007 e
2012, foi ofertado em mais quatro cidades do interior (Juara, Pontes e
Lacerda, Primavera do Leste e Ribeirão Cascalheira), o Curso de
Administração (modalidade a distância) e a partir de 2009, também nessa
modalidade, o Curso de Administração Pública em diversas cidades do
Estado.
Em 2011, com a aprovação do novo PPC, o curso passou para o regime seriado semestral, com entrada anual, e ampliação da oferta de vagas, sendo 63 em cada turno (matutino e noturno), totalizando 126 vagas. Ainda em 2011, a UFMT adere a política de cotas afirmativas, permitindo o acesso diferenciado a alunos de escolas públicas, afrodescendentes, indígenas, conforme disciplinado no âmbito da UFMT nas Resoluções CONSEPE n.º 82/2007 e n.º 97/2011, a instituição do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e do Sistema de Seleção Unificada (SISU).
Em 2021, foi reformulado o PPC, atendendo dentre outros pontos, a determinação do Parecer CNE/CES b. 608/2018 e Resolução CES n. 7/2018, com o mínimo de 10% da carga horária curricular dos cursos de graduação composta por atividades de extensão.
Nesses mais de
46 anos de curso, já foram formados mais de 3.000 bacharéis em
Administração pela Faculdade de Administração e Ciências Contábeis
(FACC), Campus Cuiabá da UFMT.