Estudantes do curso de Administração da Faculdade de Administração e Ciências Contábeis da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) realizaram, no dia 16 de setembro, uma relevante atividade de extensão que colocou em destaque a importância da sustentabilidade nas bibliotecas públicas do estado. O projeto, intitulado “A Biblioteca Pública como Centro de uma Comunidade Sustentável”, foi uma iniciativa de discentes do 3º semestre para a disciplina “Atividade de Extensão I” e trouxe à tona discussões sobre cultura, sustentabilidade e a transformação das bibliotecas públicas em agentes de mudança socioambiental. Desenvolvido pelos alunos Ana Elisa Pereira de Sá e Souza, Ana Luiza da Silva, Brenda Munerato da Silva, Carlos Daniel Cruz de Arruda, Francyelle Camilly Corrêa da Rosa Arruda Leite, Gabriella Santana de Almeida, Inara Tatehira Santiago e Raissa Bianca Oliveira da Silva, o projeto foi orientado pela Profª. Drª. Ivana Aparecida Ferrer Silva. A atividade teve como objetivo aplicar os conhecimentos adquiridos em sala de aula sobre gestão e sustentabilidade em um contexto prático, abordando o papel das bibliotecas públicas na promoção de práticas ambientais responsáveis.
O evento contou com duas palestras principais. Elienes Maria Moreira, gerente da Biblioteca Pública Estadual Estevão de Mendonça, apresentou as ações realizadas na biblioteca, com destaque para oficinas de materiais reciclados realizadas durante a Colônia de Férias BPEEM. Durante os três dias de colônia, mais de 150 crianças e jovens participaram das atividades, que promoveram a conscientização ambiental e incentivaram o reaproveitamento criativo de materiais. Carlos Alberto de Assunção Santos, Coordenador do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas de Mato Grosso, complementou a discussão com uma apresentação sobre o apoio do sistema na implementação de práticas sustentáveis em bibliotecas em todo o estado, destacando o papel estratégico das bibliotecas públicas como espaços de disseminação de práticas sustentáveis e educação ambiental.
A atividade de extensão proporcionou não apenas a oportunidade de aplicação dos conhecimentos acadêmicos dos estudantes, mas também gerou um impacto social ao contribuir diretamente para as discussões sobre sustentabilidade nas bibliotecas públicas de Mato Grosso. Ao integrar a universidade à comunidade, os estudantes foram expostos aos desafios reais enfrentados por instituições culturais e educacionais, reforçando a importância da colaboração entre educação, cultura e sustentabilidade para criar soluções inovadoras para os desafios do século XXI. Assim, ao promover a conscientização ambiental e a prática da sustentabilidade nas bibliotecas, os estudantes contribuíram para um futuro mais responsável e sustentável em Mato Grosso.
*Com informações da docente Ivana Ferrer