Após dois anos fechado por causa da pandemia Covid-19, o Restaurante Universitário da UFMT, campus Cuiabá, retomou suas atividades no dia 11 de abril de 2022.
Durante esse período, algumas mudanças e melhorias foram implementadas para garantir a qualidade no atendimento ao estudante.
No quesito Acessibilidade e Inclusão, o entorno do prédio passou por reformas para adequação de calçadas e rampas, além da instalação de piso tátil dentro e fora do restaurante. Os banheiros do saguão também passaram por reformas e no refeitório, os balcões de distribuição e as pias foram rebaixados para atender a normativa.
Além disso, a Administração realizou a aquisição de mesas e cadeiras acessíveis para pessoas em cadeira de rodas e pessoas obesas. Ainda nesse quesito, na entrada principal do restaurante foi instalada uma catraca acessível para atender essa demanda.
Foram realizadas também algumas melhorias na infraestrutura do prédio, como pintura e revitalização da fachada e ambiente interno e troca de esquadrias.
A Universidade investiu na instalação de um grupo gerador exclusivo para o Restaurante Universitário, assegurando assim que o atendimento ao estudante não seja prejudicado ainda que haja alguma interrupção no fornecimento de energia elétrica.
No quesito modernização, outro importante investimento foi a instalação de rede lógica para melhoria no sinal de internet e comunicação das catracas eletrônicas com o servidor da UFMT. E falando em catracas, a grande novidade foi a implantação da entrada por reconhecimento facial. É mais tecnologia, mais segurança e mais rapidez no fluxo de entrada!
Em relação à prestação do serviço, foi celebrado um novo contrato com uma nova empresa fornecedora de alimentação que agora produz as refeições na própria cozinha do RU! É comida quentinha, feita na hora, com sabor de comida de casa!
Essa nova contratação também trouxe novidades no cardápio padrão, que agora oferece mais um opção de fonte proteica no café da manhã, podendo variar entre ovo ou queijo.
E pensando na qualidade dos gêneros alimentícios e no fomento e valorização da produção local, uma percentual das frutas, verduras e legumes servidos no restaurante deverá ser adquirido direto da agricultura familiar.
E ainda vem mais novidades por aí! A UFMT articulou a compra de aparelhos ar condicionados novinhos para o RU com o objetivo de garantir conforto térmico aos estudantes enquanto fazem suas refeições de forma mais tranquila.
O aplicativo da UFMT também foi atualizado! Agora, além do cardápio do RU, os estudantes tem acesso ao saldo e ao extrato de sua conta, tornando o processo mais seguro e transparente. E para facilitar a vida de todo mundo, já está em desenvolvimento a função para aquisição de créditos pela internet, contribuindo também para a redução da fila no caixa.
Destaque também para o Restaurante Universitário enquanto campo de estágio e desenvolvimento de trabalhos de ensino, pesquisa e extensão, contribuindo assim para a formação dos estudantes da nossa universidade.
A retomada das atividades do Restaurante Universitário trouxe muitas coisas boas! A gestão do RU, que é responsável pela fiscalização do contrato, tem procurado se aproximar dos estudantes, saber sua opinião acerca do cardápio e do atendimento prestado com a finalidade de aprimorar o serviço prestado. Para isso, tem ampliado os canais de comunicação, seja pessoalmente, acatando as demandas dos estudantes, pelo site institucional, por e-mail e também pelas redes sociais, como Instagram, Facebook e o WhatsApp.
Tudo isso só foi possível com a união de forças e o trabalho em equipe da Pró-Reitoria de Administração e Infraestrutura (PROADI), a Superintendência de Infraestrutura do Campus de Cuiabá e Prefeitura do Campus (SIC), a Secretaria de Tecnologia da Informação (STI) e a Gerência do Restaurante Universitário, que continuam em parceria na missão de assegurar sempre o melhor atendimento e satisfação do estudante.