Institucional

Secomm desenvolve ações em recredenciamento da UFMT


Desenvolvimento de sites e vídeo institucional atendem unidades

A Secretaria de Comunicação e Multimeios (Secomm) da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) participa do processo de recredenciamento institucional. O órgão atua em conjunto com outras unidades da UFMT no sentido de tornar públicas informações relacionadas ao desenvolvimento do processo. Desde o site próprio do recredenciamento institucional até endereços próprios das unidades, a secretaria contribui para a publicização do recredenciamento institucional da UFMT.

Em parceria com o Grupo de Trabalho do Recredenciamento Institucional (GTRI), a Secomm atuou na construção de uma página específica, focada na distribuição de informações a respeito do processo de forma clara e objetiva. “A criação de uma página para a ação oportuniza a comunidade acadêmica e a sociedade em geral um contato direto com informações relevantes, bem como o conhecimento de um processo fundamental para a instituição”, ponderou a secretária de Comunicação e Multimeios, Maria Selma Alves.

O trabalho de recredenciamento envolve a participação de diferentes unidades nos quatro câmpus da UFMT; Cuiabá, Araguaia, Sinop e Várzea Grande. O desafio na construção do site era o de reunir todas as informações sobre o processo em um único endereço. A construção do site é importante para o processo de avaliação in loco, conduzida pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Entre as informações importantes, o site apresenta os eixos de avaliação do Inep, os critérios do recredenciamento, os registros das reuniões do GTRI e as principais atividades desenvolvidas.  O site do recredenciamento é composto ainda por um Relato Institucional, documento para subsidiar a avaliação, o Manual do Recredenciamento para tratar de procedimentos e padrões decisórios do processo. Também estão presentes no site do recredenciamento as informações de recredenciamentos anteriores, desenvolvidos nos anos de 2011 e 2016.

Unidade desenvolve ações voltadas para transparência

Com a finalidade de apresentar as atividades desenvolvidas pelos órgãos da UFMT a Secomm atua também na elaboração de sites para as diferentes unidades. Até o momento foram criadas mais de 170 páginas para cursos de graduação, pós-graduação, unidades acadêmicas, administrativas, bem como para projetos de pesquisa, de extensão, programas tutoriais e grupos de pesquisa. 

“Por sua atividade fim, a Secomm é uma unidade estratégica pois atua tanto na comunicação direta com a sociedade, bem como atua de modo transversal em todas as ações da instituição, em diferentes plataformas e contextos, garantindo a transparência das ações institucionais e, consequentemente, promovendo a cidadania”destacou a secretaria de Comunicação e Multimeios, Maria Selma Alves, sobre o papel da unidade, apontando que a ação da criação das páginas, desenvolvida pela Supervisão de Sistemas e Aplicações se alia às estratégias desenvolvidas nas outras unidades da secretaria.

As unidades da UFMT com sites desenvolvidos facilitam a apresentação de informações para o processo de recredenciamento como mecanismo de transparência. Atualmente, unidades nos quatro câmpus da UFMT; Cuiabá, Araguaia, Sinop e Várzea Grande, dispõem de sites para departamentos, institutos e cursos que também representam um contato direto com o público. “Fala a respeito de como os sites são a chance de um contato direto entre a UFMT e as pessoas interessadas na universidade”, reforçou.

“Para o recredenciamento propriamente dito, a Secomm atuou em duas frentes: no atendimento das demandas institucionais, colaborando com outras unidades ou sendo protagonistas de processos específicos da avaliação; e também na realização de ações pontuais e pertinentes à unidade, buscando a conformidade dos aspectos a serem avaliados pelo processo”, pontuou a chefe de gabinete da Secomm, Micheli Fanalli Magalhães.

Além da página do recredenciamento, cujo acesso a Secomm disponibilzou  na home do portal, a unidade desenvolveu ainda um vídeo explicativo a respeito do recredenciamento institucional da UFMT. “O vídeo é um breve resumo das atividades e ações que a UFMT desenvolve, de modo a referenciar a importância da instituição no estado, tanto na perspectiva histórica quanto no engajamento para resolver problemas  contemporâneos da sociedade”, finalzou Maria Selma Alves, acrescentando que o vídeo tem versão em Libras e legendado. O material possui explicações a respeito dos cinco eixos do processo avaliativo, bem como detalhes do caminho do processo de recredenciamento. 

Veja mais:

UFMT lança site para recredenciamento institucional
UFMT realiza encontros para abordar recredenciamento
Biblioteca realiza ações para recredenciamento institucional
CPA participa do processo de recredenciamento da UFMT

PORCarlos Rocha
Jornalista

DATAJun 15, 2022, 6:05:00 PM

Logo da UFMT
Câmpus Cuiabá

Av. Fernando Corrêa da Costa, nº 2367
Bairro Boa Esperança - Cuiabá - MT
CEP: 78060-900

(65) 3615-8000

Funcionamento Administrativo 7h30 às 11h30 e 13h30 às 17h30

Câmpus Araguaia

Unidade I - Pontal do Araguaia
Avenida Universitária, nº 3500
Pontal do Araguaia - MT
CEP: 78698-000

(66) 3402-1108

Unidade II - Barra do Garças
Avenida Valdon Varjão, nº 6390
Barra do Garças - MT
CEP: 78605-091

(66) 3402-0736

Funcionamento Administrativo 08:00 às 11:30 e das 14:00 às 17:30 (horário local)

Câmpus Sinop

Avenida Alexandre Ferronato, nº 1200
Bairro Residencial Cidade Jardim - Sinop - MT
CEP: 78550-728

(66) 3533-3100

(66) 3533-3122

Funcionamento Administrativo 7h30 às 11h30 e 13h30 às 17h30

Câmpus Várzea Grande

Av. Fernando Corrêa da Costa, nº 2367
Bairro Boa Esperança - Cuiabá - MT
CEP: 78060-900

(65) 3615-6296

Funcionamento Administrativo 7h30 às 11h30 e 13h30 às 17h30