O Museu de Etnologia e Arqueologia da Universidade Federal de Mato Grosso (Musear - UFMT) realiza, nesta sexta-feira (14.07), a 1ª edição do evento Sextou no Museu. Será realizada uma caminhada ecológica seguida de um piquenique ao ar livre e um animado sarau cultural. A concentração acontece às 16h, na entrada do museu.
O objetivo principal da iniciativa é promover um mutirão de limpeza no entorno do museu, com o intuito de preservar o espaço e reabitar o bosque que o circunda. A intenção é que o evento sirva como um momento para reapropriar-se desse ambiente para a realização de manifestações culturais, compreendendo que o museu não se limita apenas a suas paredes, mas estende-se a toda a comunidade. É o que explica a professora Sonia Lourenço, supervisora do Musear.
"A caminhada ecológica é uma atividade que nós aqui do Musear criamos visando envolver a comunidade interna da UFMT, estudantes, técnicos e professores, para fazer uma espécie de reconhecimento do espaço externo do museu. É um momento não apenas para vermos a beleza que existe no prédio, que está completando 50 anos de existência, mas também conhecer o bosque, os indivíduos arbóreos e fazer uma crítica ao descarte irregular de lixo que há no entorno, como latas de bebidas e bitucas de cigarro, embalagens de alimentos", destaca a professora.
Esta será uma oportunidade para desfrutar da natureza e contribuir ativamente para a preservação do local, que vem sendo, ao longo dos últimos anos, alvo de pichações e atos de destruição. "Há várias pichações nas paredes externas do museu, que são violências contra o patrimônio público. Tudo isso prejudica a paisagem, cria uma atmosfera estranha, de descaso. É por isso que temos essa preocupação e queremos mudar essa realidade", afirma Lourenço.
Ao término da caminhada, os participantes poderão desfrutar de um piquenique ao ar livre, onde serão compartilhados momentos de descontração e ideias, promovendo a interação e o fortalecimento dos laços entre os presentes. E para encerrar o evento em grande estilo, será realizado um sarau cultural, em que serão valorizadas as diversas expressões artísticas e culturais presentes na comunidade acadêmica. Todos os participantes são incentivados a apresentarem seus talentos, seja através de danças, poesias, músicas ou qualquer outra forma de manifestação artística.
A organização do evento sugere que os participantes levem frutas, sucos, chás e lanches saudáveis e leves para compartilhar durante o piquenique. Além disso, a fim de evitar a produção de mais lixo, a sugestão é que todos levem suas próprias canecas.