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Conselho de Usuários
Os Conselhos de Usuários de Serviços públicos são
uma nova forma de participação direta da sociedade na avaliação e melhoria dos
serviços públicos, que irá conectar os usuários aos gestores responsáveis pelo
serviço.
Qualquer cidadão pode ser conselheiro, basta
voluntariar-se por meio da Plataforma virtual do Conselho de Usuários de
Serviços Públicos. Uma vez cadastrados, os conselheiros passam a responder a
consultas sobre os serviços públicos e podem também apresentar propostas de
melhorias desses serviços.
O funcionamento dos conselhos de usuários é totalmente virtual, e qualquer cidadão interessado pode se inscrever para participar na avaliação de serviços públicos.
Como funciona?
O Conselho de Usuários de um Serviço Público é o
conjunto de voluntários que se inscreveram na Plataforma virtual do Conselho de
Usuários de Serviços Públicos. Uma pessoa pode voluntariar-se para auxiliar na
melhoria de quantos serviços julgar conveniente, em um ou mais órgãos.
Os conselheiros auxiliarão na melhoria dos serviços
prestados de duas formas principais: (i) na resposta a consultas formuladas
pelo gestor do serviço e pela ouvidoria e (ii) na proposição de ideias para
melhorar os serviços, as quais poderão ser comentadas e apoiadas pelos demais
conselheiros.
Periodicamente, o órgão prestador de serviços
deverá enviar consultas acerca dos serviços públicos por ele prestados, por
meio de enquetes eletrônicas desenvolvidas e geridas na da plataforma virtual
do Conselho de Usuários de Serviços Públicos. O resultado destas enquetes
deverá servir de subsídio para a formulação, avaliação e reformulação de
serviços públicos.
Além disso, a qualquer momento, os conselheiros
poderão inserir ideias de aprimoramento de serviços públicos no Fórum de
Melhorias de Serviços Públicos, espaço aberto para a exposição de propostas que
busquem tornar estes serviços cada vez mais adequados a realidade dos seus
usuários.
A plataforma também traz a possibilidade de que
qualquer pessoa, seja ela agente público ou cidadão, produza as suas próprias
pesquisas de forma simples, eficiente e totalmente gratuita. Basta que esta
pesquisa esteja devidamente associada a algum serviço público.
Este manual foi preparado para explicar como
funcionam os Conselhos de Usuários de Serviços Públicos e como você pode
participar por meio da plataforma virtual.
Quantas vezes você já buscou um serviço público e
pensou: “poxa, esse serviço poderia ser tão melhor se fizessem de outra
forma!”.
Pois agora, por meio dos conselhos de usuários, a
sua opinião pode chegar diretamente aos ouvidos das pessoas responsáveis por
formular e executar esses serviços.
Sua opinião é, sim, fundamental para ajudar a sua
comunidade e todos os demais usuários de serviços públicos a contarem com
serviços cada vez mais ágeis, melhores e adequados às expectativas da
população.
Os Conselhos de Usuários de Serviços públicos são
uma nova forma de participação direta na avaliação e melhoria dos serviços
públicos.
Eles são formados por usuários que se voluntariam
para serem avaliadores de serviços. São totalmente virtuais, e funcionam por
meio de uma plataforma que foi desenvolvida pela CGU e é bem fácil de usar. Ou
seja, por meio deles, o poder para fazer a diferença está nas suas mãos!
Qualquer cidadão pode ser conselheiro, basta
voluntariar-se na Plataforma.