Conselhos e Órgãos Colegiados

Secretaria dos Órgãos Colegiados

A Secretaria dos Órgãos Colegiados tem a função precípua de atender os conselhos superiores da Fundação Universidade Federal de Mato Grosso (FUFMT) e UFMT, Conselho Diretor (CD), Conselho Universitário (CONSUNI) e Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CONSEPE) de modo a assegurar seu pleno desenvolvimento em consonância com os objetivos e atribuições previstos nos estatutos da FUFMT e da UFMT e nos regimentos gerais dos conselhos superiores.

 

Conselho Diretor (CD)

O Conselho Diretor é responsável pela administração da Fundação e a supervisão da Universidade. Tem a função precípua de gerir o patrimônio da Fundação, de modo a assegurar à Universidade seu pleno desenvolvimento em consonância com os objetivos previstos na legislação de ensino. O órgão executivo do Conselho Diretor é a Presidente da Fundação, que também exerce a função de Reitora da Universidade.

O Conselho é composto de seis membros titulares e cinco membros suplentes, sendo três membros de livre escolha do Presidente da República, um indicado pelo Ministério da Educação, um pelo Governo do Estado de Mato Grosso e um membro indicado pelas classes empresariais do Estado. Todos os membros são nomeados pelo Presidente da República.

Para consultar as resoluções emitidas pelo CD, atas de reuniões e membros acesse CD/UFMT.

 

Contatos: conselhodiretor@ufmt.br | (65) 3313-7158

 

Conselho Universitário (CONSUNI)

O Conselho Universitário (CONSUNI) é o órgão deliberativo sobre matéria administrativa, econômica, financeira e de desenvolvimento de pessoal, nos termos da legislação vigente.

O CONSUNI é um dos órgãos normativos, deliberativos e consultivos da Gestão Universitária.

Ele delibera sobre matéria administrativa, econômica, financeira e de desenvolvimento de pessoal. Reúne-se durante o ano acadêmico, ordinariamente, pelo menos uma vez ao mês, sempre que for convocado pela Reitora e, extraordinariamente, quando convocado pela mesma autoridade ou pela maioria de seus membros.

Integram o Conselho Universitário: a Reitora, que o preside e mantém o direito de voto exclusivamente em caso de empate; o Vice-Reitor; os Pró-Reitores; os Diretores de Institutos e Faculdades; representação docente, discente e técnico-administrativa eleita por seus pares; um representante dos Órgãos Suplementares, conforme o que estabelecer o Regimento Geral e ou Resoluções dos Conselhos Superiores; representação eleita entre os Coordenadores de Curso de Graduação; e representação eleita entre os Coordenadores de Programas de Pós-Graduação.

O Conselho Universitário e Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão, podem criar câmaras e comissões especiais, não deliberativas, para estudos, assessoramento ou coordenação de assuntos específicos.

Para consultar as resoluções emitidas pelo CONSUNI, atas de reuniões, membros e sessões realizadas acesse CONSUNI/UFMT.

 

Contatos: consuni@ufmt.br|(65) 3313-7158

 

 

Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CONSEPE)

O Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CONSEPE) é um órgão normativo, deliberativo, consultivo e última instância para recursos nas áreas de Ensino, Pesquisa e Extensão, nos termos da legislação vigente. A ele compete exercer a gestão da Universidade, em matéria relacionada ao ensino, à pesquisa e à extensão, supervisionando e fiscalizando as atividades didático–científicas realizadas pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), funcionando na forma colegiada, nos termos da legislação federal, disposições estatutárias e por seu regimento.

Também são da responsabilidade do CONSEPE estabelecer normas sobre o acesso ao ensino superior, currículos e programas, matrículas e transferências de alunos; avaliação de desempenho do corpo docente e discente; aproveitamento de estudos; contratação e dispensa de docentes e a política de pesquisa e extensão; aprovar projetos políticos pedagógicos dos cursos de graduação e de pós-graduação e atividades de extensão, assim como o número de vagas que serão oferecidas por estes; aprovar o calendário acadêmico da UFMT, a criação, denominação e extinção de disciplinas; propor planos de expansão da Universidade em  matéria de Ensino, Pesquisa e Extensão; além de outras atribuições de segunda instância.

Integram o CONSEPE: a Reitora, que o preside e mantém o direito de voto exclusivamente em caso de empate; o Vice-Reitor; os Pró-Reitores de Ensino de Graduação, de Pós-Graduação, de Pesquisa, de Vivência Acadêmica e Social e de Planejamento; representantes dos Institutos e Faculdades, eleitos entre seus membros; representantes de cada classe da carreira do Magistério Superior; representação discente, eleita por seus pares, com mandato de 1 ano; representação eleita entre os Coordenadores de Cursos de Graduação; representação eleita entre os Coordenadores de Programas de Pós-Graduação; e representação dos Técnicos-Administrativos eleita por seus pares.

O CONSEPE pode criar Câmaras Especializadas por Resolução, em número ilimitado, com regulamento, competência e atribuições específicas, aprovadas em plenário, que estabelecerão o seu tempo de duração. As Câmaras devem ser constituídas por membros do Conselho de acordo com a natureza da matéria a ser apreciada em número mínimo de 11 componentes.

Para consultar as resoluções emitidas pelo CONSUNI, atas de reuniões, membros e sessões realizadas acesse CONSEPE/UFMT.

 

Contatos: consepe@ufmt.br |(65) 3313-7158




Não encontrou a informação de seu interesse nesta página, utilize a Plataforma Fala.BR para solicitar uma informação custodiada pela UFMT. Dúvidas, sugestões etc., contate-nos por meio do e-mail: sic@ufmt.br ou Telefone/WhatsApp-Business: (65) 3615-8115.


Fique sempre informado com as principais notícias da UFMT.

Logo da UFMT
Câmpus Cuiabá

Av. Fernando Corrêa da Costa, nº 2367
Bairro Boa Esperança - Cuiabá - MT
CEP: 78060-900

(65) 3615-8000

Funcionamento Administrativo 7h30 às 11h30 e 13h30 às 17h30

Câmpus Araguaia

Unidade I - Pontal do Araguaia
Avenida Universitária, nº 3500
Pontal do Araguaia - MT
CEP: 78698-000

(66) 3402-1108

Unidade II - Barra do Garças
Avenida Valdon Varjão, nº 6390
Barra do Garças - MT
CEP: 78605-091

(66) 3402-0701

Funcionamento Administrativo 08:00 às 11:30 e das 14:00 às 17:30 (horário local)

Câmpus Sinop

Avenida Alexandre Ferronato, nº 1200
Bairro Residencial Cidade Jardim - Sinop - MT
CEP: 78550-728

(66) 3533-3100

(66) 3533-3122

Funcionamento Administrativo 7h30 às 11h30 e 13h30 às 17h30

Câmpus Várzea Grande

Av. Fernando Corrêa da Costa, nº 2367
Bairro Boa Esperança - Cuiabá - MT
CEP: 78060-900

(65) 3615-6296

Funcionamento Administrativo 7h30 às 11h30 e 13h30 às 17h30

Contribua com o desenvolvimento do novo portal. Sua opinião é muito importante!