Site que reúne informações sobre o processo de consulta para escolha da reitoria

UFMT realiza consulta teste: Entenda o E-Votação UFMT

Consulta teste acontece nesta terça-feira (14)

Acontece nesta terça-feira (14) a consulta teste do Sistema e-Votação UFMT. O objetivo é permitir que a comunidade acadêmica se familiarize com o sistema que será utilizado na Consulta Prévia à Comunidade Universitária para compor a lista tríplice aos cargos de Reitor(a) e Vice-reitor(a).

A votação será aberta às 8h e se encerrará às 18h, do horário de Cuiabá. Para votar, basta acessar a urna da categoria, no site da Consulta Prévia.

Todos os membros da comunidade acadêmica poderão votar, incluindo docentes e técnicos-administrativos aposentados, desde que constem na lista de votantes que será publicada na página da consulta.

As opções da consulta teste serão pratos de comida, conforme abaixo:

1. Lasanha a bolonhesa
  2. Bife a parmeggiana
  3. Strogonoff de Frango
  4. Panqueca de carne moída
  5. Branco
  6. Nulo

As urnas são separadas por categoria e estarão disponíveis na seção "Urnas", na página da Consulta Prévia, no Portal da UFMT.

Todos os membros da comunidade acadêmica que utilizam o Portal de Sistemas Integrados (PSI) da UFMT utilizarão o CPF e a senha do Portal para depositar sua cédula na urna. Em caso de ter esquecido a senha, ou da senha ter expirado, será possível recuperar a senha no próprio Portal. Se o usuário perdeu acesso ao e-mail cadastrado para recuperação de senha, ainda será possível enviar um e-mail para ces@ufmt.br, com documento com foto e um novo endereço de e-mail para recuperação de senha.

Já membros da comunidade acadêmica que não constam no banco de dados dos sistemas integrados, como os estudantes de cursos de Educação à Distância (EaD), receberão um e-mail com o usuário e a senha especificamente para a votação eletrônica. Portanto, é importante que fiquem atentos à caixa de e-mail, incluindo spam e lixo.

Para a consulta teste, a lista de votante da pós-graduação lato sensu não foi publicada, deste modo, não constarão das urnas. A Pró-reitora de Pós-graduação está levantando os dados com as unidades acadêmicas para inclusão na Consulta dia 24/07.

Uma das características do sistema é a possibilidade de votar mais de uma vez, a fim de diminuir os riscos de coerção. O voto válido será o último computado, dessa forma, caso o eleitor tenha sido pressionado a uma escolha anteriormente, ele poderá refazer seu voto depois.

Após depositar o voto virtualmente, os eleitores receberão por e-mail um rastreador de cédula criptografado, o que permitirá confirmar que o voto foi computado corretamente.

Outra vantagem é que o processo eleitoral é criptografado por homomorfismo, que encripta o voto antes de enviá-lo pela rede, garantindo a privacidade dos eleitores, mesmo que esses dados sejam interceptados.

O Sistema e-Votação UFMT é baseado na tecnologia Helios Voting, utilizado por outras Instituições Federais de Ensino Superior (IFES), como a Universidade Federal Tecnológica do Paraná (UTFPR), a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) e a Universidade Federal de São Carlos (UFScar). O sistema é utilizado anualmente pela associação internacional de pesquisa em criptografia e foi aplicado recentemente em um processo eleitoral do Conselho Superior do Ministério Público Federal (MPF), com apoio da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

PORAndré Faust
Jornalista

DATAJul 14, 2020, 10:00:00 AM

Fique sempre informado com as principais notícias da UFMT.

Logo da UFMT
Câmpus Cuiabá

Av. Fernando Corrêa da Costa, nº 2367
Bairro Boa Esperança - Cuiabá - MT

(65) 3615-8000

Câmpus Araguaia

Unidade I - Pontal do Araguaia
Avenida Universitária, nº 3500
Pontal do Araguaia - MT

(66) 3402-1108

Unidade II - Barra do Garças
Avenida Valdon Varjão, nº 6390
Barra do Garças - MT

(66) 3402-0701

Funcionamento Administrativo 08:00 às 11:30 e das 14:00 às 17:30 (horário local)

Câmpus Sinop

Avenida Alexandre Ferronato, nº 1200
Bairro Setor Industrial - Sinop - MT

(66) 3533-3100

(66) 3533-3122

Câmpus Várzea Grande

Av. Fernando Corrêa da Costa, nº 2367
Bairro Boa Esperança - Cuiabá - MT

(65) 3615-6296

Funcionamento Administrativo 7h30 às 11h30 e 13h30 às 17h30

Contribua com o desenvolvimento do novo portal. Sua opinião é muito importante!