A Comunidade Acadêmica da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) participou da consulta teste realizada nesta terça-feira (14), pelo sistema E-Votação UFMT.
Além de preparar o sistema para o dia da consulta oficial, o evento serviu para permitir que os eleitores se familiarizassem com ele.
Ao todo, foram 1.506 votantes, dentre todas as categorias. Considerando o total de eleitores cadastrados em cada categoria, houve uma participação de 30,38% dos docentes, 23,32% dos técnicos-administrativos e 4,08% dos estudantes. A porcentagem foi menor entre os servidores aposentados.
O prato vencedor da consulta foi o Bife à Parmegiana, com Lasanha em segundo lugar e Strogonoff de Frango em terceiro.
De acordo com o professor Zenesio Finger, presidente da Comissão de Consulta Prévia (CPP), o teste ocorreu dentro do esperado e indica que o processo da consulta será um sucesso. "Foi também uma oportunidade para detectarmos dificuldades dos usuários. Recebemos o feedback deles e resolvemos todos os problemas que surgiam", afirmou.
A Consulta à Comunidade Acadêmica para os cargos de Reitor(a) e Vice-Reitor(a) acontece na sexta-feira, dia 24 de julho, entre 7h30 e 22h30 do horário de Cuiabá. O resultado irá auxiliar o Colégio Eleitoral Especial na elaboração das listas tríplices para os ocupantes dos cargos entre 2020-2024.
Durante a consulta teste, nenhuma ocorrência relacionada ao sistema e a infraestrutura foi reportada.
Alguns eleitores tiveram dificuldade em acessar o sistema, pois não lembravam a senha de Sistemas Integrados, ou ela tinha expirado.
Eleitores que esqueceram a senha podem recuperá-la acessando o Portal de Sistemas Integrados e selecionando a opção "Recuperar Senha". Nessa página, deverão informar o CPF, para que o sistema envie uma mensagem com orientações para a recuperação, para o e-mail cadastrado. Caso o usuário não tenha mais acesso ao e-mail cadastrado, deve entrar em contato pelo e-mail ces@ufmt.br, com documento de identidade com foto em anexo, solicitando alteração do cadastro.
Já os eleitores que nunca acessaram os Sistemas Integrados devem seguir as instruções do portal.