A Pró-Reitoria de Pesquisa (PROPESQ) da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) promove, no dia 14 de agosto, a I Jornada da Rede Multiusuária de Pesquisa da UFMT. O evento será realizado das 8h às 17h, no auditório da Secretaria de Tecnologia Educacional (SETEC), no Campus de Cuiabá, com transmissão ao vivo no YouTube da Propesq.
A programação da Jornada contará com mesas temáticas voltadas à discussão dos desafios, oportunidades e estratégias de fomento à pesquisa em ambientes multiusuários. A Jornada tem como objetivo ampliar a compreensão sobre o papel estratégico das infraestruturas multiusuárias de pesquisa, fomentando uma reflexão coletiva sobre sua gestão, funcionamento e usos potenciais.
A iniciativa também busca alinhar à rede multiusuária da UFMT às diretrizes da Política Institucional de Pesquisa da Universidade, bem como às políticas nacionais de ciência, tecnologia e inovação, que priorizam o fortalecimento dessas estruturas.
Atualmente, a Rede Multiusuária da UFMT é composta por 104 laboratórios credenciados, atuando em áreas estratégicas como energias renováveis, agronegócio, recursos hídricos, desenvolvimento sustentável, ciências da saúde, biotecnologia, entre outras. Esses laboratórios têm como finalidade oferecer serviços e consultorias especializadas, promovendo o uso compartilhado de equipamentos e conhecimentos técnicos.
A I Jornada de Rede Multiusuária de Pesquisa da UFMT será um evento gratuito e aberto a todos os interessados na temática.
Inscreva-se, vagas limitadas: acesse o formulário de inscrição!
Confira a programação da I Jornada de Rede Multiusuária de Pesquisa da UFMT:
08h - Abertura
08h30 às 11h – Mesa 1: Quando a pesquisa se torna coletiva: do conceito à prática
- Prof. Dr. Alan Costa (Pró-Reitor de Pesquisa do Instituto Federal Goiano)
- Profa. Dra. Madileine Francely Américo (UFMT/Campus Araguaia)
14h às 17h – Mesa 2: Desafios e possibilidades no fomento à pesquisa
- Representantes da Uniselva: Janaína Queiroz e Prof. Dr. José Jaconias da Silva
- Representante da FAPEMAT: Marcos de Sá Fernandes da Silva
- Representante do MCTI: Profa. Dra. Cássia Damiani (docente da UFC e Coordenadora Geral de Articulação e Fomento da Subsecretaria de Ciência e Tecnologia para a Amazônia - SCTA/MCTI)
O que é ser multiusuário?
O conceito de “multiusuário” tem ganhado grande destaque nas chamadas públicas de agências de fomento, como a Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP) e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso (FAPEMAT), entre as principais financiadoras da UFMT. Esse modelo tem como foco otimizar o uso de equipamentos e recursos, estimulando a colaboração entre grupos de pesquisa e ampliação de investimentos institucionais. Nesse contexto, este evento fortalecimento da Rede Multiusuária na UFMT representa um momento ímpar para a consolidação da política de pesquisa da Universidade.
Na UFMT a Rede Multiusuária de Pesquisa foi instituída por meio da Resolução CONSUNI-UFMT Nº 57, de 30 de março de 2022, ao mesmo tempo se criou um Comitê Gestor, responsável por analisar e deliberar sobre o credenciamento de laboratórios e acompanhar o desenvolvimento das atividades realizadas dentro da Rede.
Texto por: Maria Rita Lima - Bolsista do Programa Institucional de Comunicação Pública da Ciência da PROPESQ/UFMT
Arte: Marcio Andrade - Bolsista do Programa Institucional de Comunicação Pública da Ciência da PROPESQ/UFMT
Revisão: Zina Crepaldi - Membro do do Programa Institucional de Comunicação Pública da Ciência da PROPESQ/UFMT
Siga nossas redes sociais:
Instagram: https://www.instagram.com/propesqufmt
TikTok: https://www.tiktok.com/@propesq.ufmt
YouTube: https://www.youtube.com/@propequfmt1
Podcast Tornar Comum: Playlist podcast
Política de Uso dos Conteúdos
A reprodução de textos, fotografias e outros conteúdos da Assessoria de Comunicação da Pró-reitoria de Pesquisa da UFMT é livre, desde que os autores e o Portal da Propesq/UFMT sejam creditados. Para dúvidas ou sugestão de pautas entre em contato pelo e-mail: comunicacao.propesq@ufmt.br.