A Pró-Reitoria de Pesquisa (PROPESQ) da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) participou, nesta quarta-feira (03/09), de uma reunião estratégica com a Petrobras para discutir a possibilidade de instalação de Centro de Pesquisa de Referência em Tecnologia de Rochas. A iniciativa tem potencial para projetar a UFMT como um polo nacional de excelência na área, em parceria com o Centro de Pesquisas, Desenvolvimento e Inovação (CENPES), da Petrobras.
A proposta envolve pesquisadores da UFMT que já desenvolvem estudos estratégicos na área com financiamento da Petrobras, como os professores Lucas Rossetti e Ronaldo Pierosan, da Faculdade de Geociências (FAGEO), no Campus de Cuiabá. As negociações buscam fortalecer a infraestrutura de pesquisa da instituição em um campo considerado estratégico para o desenvolvimento de Mato Grosso.
A Petrobras tem sido uma parceira importante no apoio a projetos de pesquisa da UFMT. Recentemente, o professor Ronaldo Pierosan, em conjunto com outros docentes da FAGEO, aprovou o projeto Avaliação geológica, físico-química e de eficiência agronômica de basaltos como remineralizadores de solos (pó de rocha): nutrição de plantas e potencial de captura e armazenamento de CO₂.
Participaram da reunião o pró-reitor de Pesquisa, professor Bruno Araújo, o pesquisador Lucas Rossetti (FAGEO) e representantes da Fundação Uniselva.
Essa articulação reforça o compromisso da UFMT em ampliar sua capacidade de pesquisa e inovação, contribuindo para o desenvolvimento científico, tecnológico e sustentável do estado.