A professora Bruna Andrade Irineu, vinculada ao Departamento de Serviço Social e aos Programas de Pós-Graduação em Política Social e em Saúde Coletiva da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), está entre os finalistas da 2ª edição do Prêmio Jabuti Acadêmico, promovido pela Câmara Brasileira do Livro (CBL).
A obra “Diversidade sexual e de gênero e marxismo”, escrita em coautoria com o professor Guilherme Gomes Ferreira, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), foi selecionada na categoria Enfermagem, Farmácia, Saúde Coletiva e Serviço Social. O prêmio reconhece a excelência da produção acadêmica, técnica e profissional no Brasil, valorizando contribuições relevantes para o desenvolvimento científico, social, político e cultural do país.
Ao todo, mais de 2 mil títulos foram inscritos nesta edição. A cerimônia de premiação será realizada no dia 5 de agosto, no Teatro Sérgio Cardoso, em São Paulo (SP). Os vencedores de cada categoria receberão troféu e premiação em dinheiro.
Para a professora Bruna, estar entre os finalistas já representa uma vitória. “A indicação como finalista do Prêmio Jabuti Acadêmico é muito honrosa e nos alegra, por ser um prestigioso prêmio, mas especialmente por ser uma professora de Mato Grosso, egressa da UFMT, onde também pesquiso e leciono hoje. Um estado que encontra tantas barreiras no reconhecimento da diversidade que lhe constitui e particulariza, mas que também produz conhecimento, arte e ciência como forma de resistência”, destacou.
Ela também ressalta a importância da visibilidade alcançada com a indicação: “Entendo que essa indicação contribui bastante para a nossa visibilidade. É fundamental que obras de pesquisadores fora do eixo Sudeste consigam estourar a bolha e alcançar projeção nacional. Tanto eu quanto o coautor Guilherme Ferreira já nos sentimos muito vencedores por estarmos entre os finalistas”, celebrou.
Sobre a Obra
A obra, publicada pela Editora Cortez, discute os desafios contemporâneos em torno das identidades sexuais e de gênero, do exercício da sexualidade, da livre expressão de gênero e dos direitos da população LGBTI+. A partir de uma perspectiva crítica, o livro analisa as respostas institucionais das políticas públicas, os processos históricos de violação de direitos humanos e a luta por reconhecimento e dignidade dessa população.
A Pró-Reitoria de Pesquisa da UFMT parabeniza a professora Bruna Andrade Irineu por essa conquista e manifesta a torcida por mais esse reconhecimento nacional do trabalho científico desenvolvido na Universidade.
Texto por: Thiago Crepaldi - Pesquisador do Programa Institucional de Comunicação Pública da Ciência da PROPESQ/UFMT
Arte: Marcio Andrade
Siga nossas redes sociais:
Instagram: https://www.instagram.com/propesqufmt
TikTok: https://www.tiktok.com/@propesq.ufmt
YouTube: https://www.youtube.com/@propequfmt1
Podcast Tornar Comum: Playlist podcast
Política de Uso dos Conteúdos
A reprodução de textos, fotografias e outros conteúdos da Assessoria de Comunicação da Pró-reitoria de Pesquisa da UFMT é livre, desde que os autores e o Portal da Propesq/UFMT sejam creditados. Para dúvidas ou sugestão de pautas entre em contato pelo e-mail: comunicacao.propesq@ufmt.br.