O Conselho Curador da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso (FAPEMAT) aprovou, na quinta-feira (7), duas medidas estratégicas que fortalecem a ciência e a inovação no estado. Entre as novidades estão a assinatura de um termo de cooperação com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) para concessão de bolsas de produtividade. Essa iniciativa garantirá a oferta de uma bolsa de cada modalidade para cada uma das oito áreas do conhecimento, conforme o ranking final divulgado recentemente pelo CNPq. Serão beneficiados pesquisadores e pesquisadoras de Mato Grosso que tiveram propostas recomendadas, mas não contempladas por falta de recursos do CNPq.
Uma outra decisão importante, considerada um marco para a pesquisa no estado, foi a aprovação do regulamento que institui as Bolsas de Produtividade em Pesquisa (PQ) e Produtividade em Desenvolvimento Tecnológico e Extensão Inovadora (DT) de Mato Grosso. A medida abre caminho para a elaboração de editais próprios, direcionados exclusivamente a pesquisadores e pesquisadoras vinculados a instituições do estado, reforçando a política de incentivo à produção científica e tecnológica regional.
Para o Prof. Dr. Bruno Araújo, que representa a UFMT no Conselho, a decisão representa um avanço histórico. “Foi um passo muito significativo para a ciência, tecnologia e inovação de Mato Grosso, fruto de um pleito das universidades que compõem o Conselho Curador desde o início deste ano. A atual gestão da FAPEMAT e o Governo do Estado demonstraram sensibilidade ao reconhecer a importância dessas bolsas, que não apenas impulsionam o desenvolvimento da ciência, mas valorizam a trajetória de quem dedica a vida a ela”. E completou: “Com isso, Mato Grosso se alinha ao que outros estados já fazem e dá um passo importante para melhorar seus indicadores e ampliar a captação de recursos”.
Os próximos passos incluem a construção, em diálogo com o Conselho Curador, dos editais que regulamentarão as bolsas de produtividade PQ e DT, consolidando um novo patamar de incentivo à pesquisa e à inovação no em Mato Grosso.
Por: Maria Rita Lima - Bolsista do Programa Institucional de Comunicação Pública da UFMT/PROPESQ
Revisão: Zina Crepaldi - Membro do Programa Institucional de Comunicação Pública da UFMT/PROPESQ
Siga nossas redes sociais:
Instagram: https://www.instagram.com/propesqufmt
TikTok: https://www.tiktok.com/@propesq.ufmt
YouTube: https://www.youtube.com/@propequfmt1
Podcast Tornar Comum: Playlist podcast
Política de Uso dos Conteúdos
A reprodução de textos, fotografias e outros conteúdos da Assessoria de Comunicação da Pró-reitoria de Pesquisa da UFMT é livre, desde que os autores e o Portal da Propesq/UFMT sejam creditados. Para dúvidas ou sugestão de pautas entre em contato pelo e-mail: comunicacao.propesq@ufmt.br.