A ponte que aproxima Brasil e China vai além da economia: passa pela troca de conhecimento, cultura e ciência. E esse movimento de internacionalização foi tema central do 3º episódio do podcast do Tornar Comum. O programa destacou a parceria crescente entre a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e instituições chinesas, como a South China Agricultural University (SCAU). Foram ouvidos professores envolvidos nesse processo e do primeiro estudante da UFMT a realizar mobilidade acadêmica para a instituição, o doutorando em Ciências Veterinárias Marco Túlio dos Santos Costa. Ele compartilhou sua trajetória e falou sobre as expectativas em relação à pesquisa que desenvolverá na China, voltada ao desenvolvimento de vacinas para reduzir perdas econômicas na pecuária bovina, temática estratégica para o estado de Mato Grosso.
O episódio também contou com a participação da professora e doutora Caroline Oliveira, coordenadora do Centro de Língua Chinesa da UFMT. Desde 2022, mais de 300 estudantes já passaram pelas aulas de mandarim oferecidas pelo Centro, que se tornou a “vitrine” dessa cooperação. “Aprender o idioma é uma porta de entrada, mas a internacionalização vai além: significa aproximar pesquisadores, vincular linhas de pesquisa e consolidar a presença da UFMT em redes globais de conhecimento”, destacou Caroline.
O professor e doutor Sérgio Roberto de Paulo, secretário de Relações Internacionais da UFMT, reforçou que ser uma universidade internacional não é realizar ações pontuais, mas tornar o intercâmbio de pessoas e ideias parte da rotina acadêmica. “Quando a presença de estudantes e pesquisadores estrangeiros no campus deixa de ser algo excepcional e passa a ser comum, é sinal de que a internacionalização avançou”, explicou.
O podcast ainda discutiu como a relação com a China, uma das maiores parceiras comerciais do Brasil, ganha relevância no cenário atual. O episódio completo já está disponível nas principais plataformas de áudio. Vale a pena conferir de perto como essa conexão entre Brasil e China está transformando a UFMT e ampliando e oportunidades de pesquisa, inovação e na formação de estudantes em uma perspectiva global. Os ouvintes podem enviar mensagens de texto ou de voz para o número (65) 99232-4334 ou escrever para o e-mail tornarcomum.propesq@ufmt.br. As dúvidas e sugestões podem virar tema de episódios futuros! O podcast Tornar Comum está disponível nas principais plataformas!
Ouça agora:
Texto por: Isadora Aldave - Extensionista da PROPESQ/UFMT
Revisão: Zina Crepaldi - Membro do Programa Institucional de Comunicação Pública da Ciência da PROPESQ/UFMT
Siga nossas redes sociais:
Instagram: https://www.instagram.com/propesqufmt
TikTok: https://www.tiktok.com/@propesq.ufmt
YouTube: https://www.youtube.com/@propequfmt1
Podcast Tornar Comum: Playlist podcast
Política de Uso dos Conteúdos
A reprodução de textos, fotografias e outros conteúdos da Assessoria de Comunicação da Pró-Reitoria de Pesquisa da UFMT é livre, desde que os autores e o Portal da Propesq/UFMT sejam creditados. Para dúvidas ou sugestão de pautas entre em contato pelo e-mail: comunicacao.propesq@ufmt.br.