PROPeq
Pró-Reitoria de Pesquisa
A missão da PROPeq é fomentar a produção de conhecimento em todas as áreas do Saber, através da articulação Interna com os grupos de pesquisa e externa com as agências de fomento.
Iniciação Científica e Tecnológica
O Programa Institucional de Iniciação Científica, instituído na UFMT desde 1991, é voltado para o desenvolvimento do pensamento científico-criativo e para a iniciação científica de estudantes de graduação do ensino superior, contribuindo para a formação qualificada de recursos humanos, para integração à cultura acadêmica e para a redução do tempo médio de permanência na pós-graduação.
INICIAÇÃO CIENTÍFICA Nº 01, DE 13 DE MARÇO DE 2023
Instrução Normativa nº 01, de 13 de março de 2023 - Estabelece procedimentos, normas, requisitos e compromissos para bolsistas, voluntários e orientadores (as) do Programa de Iniciação Cientifica e Tecnológica, em todas as modalidades, da Universidade Federal de Mato Grosso– UFMT.
COMO PARTICIPAR
É preciso participar do processo de seleção.
Para concorrer, o estudante precisa ser indicado por um pesquisador que seja membro ou coordenador de projeto de pesquisa registrado na PROPeq.
As normas e os requisitos para inscrição são publicadas em Chamadas Internas divulgadas na página da PROPeq.
As Chamadas Internas são lançadas pelo menos uma vez por ano e apresentam detalhadamente os procedimentos, requisitos e demais obrigatoriedades relacionadas à participação no Programa de Iniciação Científica e Tecnológica da UFMT, tanto para as modalidades com bolsa (PIBIC, PIBITI, PIBIC-AF, PIBIC-EM) quanto para a modalidade sem bolsa (VIC).
A data de publicação das Chamadas Internas anuais, bem como os principais prazos do processo de inscrição e de seleção são disponibilizados no Cronograma ICT. Contudo, os interessados devem consultar periodicamente as publicações na página da PROPeq, menu Publicações. Pois, na ocorrência de disponibilidade de vagas, chamadas internas complementares podem ser publicadas ao longo do ano.
PAGAMENTOS DE BOLSISTAS
O pagamento de bolsas é feito diretamente pela fonte financiadora da bolsa (UFMT, CNPq e FAPEMAT) e ocorre após o mês de exercício. Clique aqui para saber como funciona o pagamento.
SAIBA MAIS SOBRE O PROGRAMA NAVEGANDO POR ASSUNTO: