Grupos de Pesquisa

De acordo com o Diretório de Grupos de Pesquisa, um grupo de pesquisa é definido como um conjunto de indivíduos organizados hierarquicamente em torno de uma ou, eventualmente, duas lideranças cujo fundamento organizador dessa hierarquia é a experiência, o destaque e a liderança no terreno científico ou tecnológico, no qual existe envolvimento profissional e permanente com a atividade de pesquisa.

Os trabalhos se organizam em torno de linhas comuns de pesquisa que subordinam-se ao grupo (e não ao contrário), e que, em algum grau, compartilha instalações e equipamentos.

A Pró-Reitoria de Pesquisa é a unidade responsável pela indicação de líderes e pela certificação de grupos de pesquisa da instituição.

IMPORTANTE: O conceito de grupo admite aquele composto de apenas um pesquisador e seus estudantes. Casos atípicos serão analisados pela Pró-Reitoria de Pesquisa.


INSTRUÇÃO NORMATIVA PROPeq Nº 001/2015 - regulamenta a criação, reformulação e certificação de Grupos de Pesquisa.

GRUPOS DE PESQUISA  - registrados na UFMT até o dia 21/11/2022 (próxima atualização em fevereiro/23).

DIRETÓRIOS DE GRUPOS DE PESQUISA - DGP - informações atualizadas sobre os grupos na página do CNPq.


COMO SOLICITAR

A solicitação deve ser encaminhada por meio de processo eletrônico (SEI) à Secretaria da PROPeq, contendo obrigatoriamente:

  • Formulário para Criação/Reformulação de grupo de pesquisa (Anexo) com a aprovação do Colegiado de Departamento ou equivalente e da Congregação do Instituto/Faculdade ao qual o docente esteja vinculado. Será permitido ad referendum de apenas uma instância;
  • Currículo Lattes atualizado do candidato a líder.

IMPORTANTE: As instâncias colegiadas deverão avaliar o pedido observando os critérios e exigências contidas na IN n.º 001/2015. A solicitação será analisada pela Pró-Reitoria de Pesquisa.

- Se houver parecer favorável, a PROPeq irá iniciar, junto ao CNPq /DGP- Diretório dos Grupos de Pesquisa no Brasil, o processo de indicação de líder/certificação do grupo.

- Em caso de parecer desfavorável, a proposta retornará ao proponente.


REFORMULAÇÃO

É assim considerado todo procedimento que modifique o status do grupo no DGP, tornando necessária uma nova certificação do grupo pela autoridade institucional. Nessa categoria se enquadram a inclusão de novas linhas de pesquisa e a alteração de líder. Pedido de reformulação deve ser encaminhado via processo eletrônico, contendo:

  1. Informações gerais do grupo (nome, líder e resumo das últimas produções);
  2. Especificação da reformulação pretendida, com justificativa;
  3. Currículo Lattes do candidato a líder, quando a solicitação envolva alteração de líder.
  4. Atualização da produção.

Recomenda-se a atualização constante dos dados relativos ao grupo. Por meio dessas informações, facilita-se o intercâmbio entre pesquisadores/grupos – é possível saber quem o lidera, em qual instituição se encontra, o que está pesquisando e o que produziu recentemente. Além disso, o DGP forma uma extensa base de dados que representa a memória da atividade científico-tecnológica brasileira.


EXCLUSÃO

A exclusão de um grupo certificado poderá ocorrer por iniciativa do(s) líder(es) ou por critérios definidos pelo CNPq, para grupos não atualizados há mais de 12 (doze) meses.

Uma vez excluído o grupo no DGP, não é possível reativá-lo. É necessário iniciar novo processo de certificação.


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