Diagnóstico da percepção socioambiental em áreas de risco à inundação e alagamento em Santo Antônio de Leverger-MT

Autor: Fernanda Silveira Carvalho De Souza

Categoria(s): Dissertações

Palavra(s)-chave: educação ambiental, Oficinas Participativas, Recursos hídricos

A Educação Ambiental pode ser considerada uma proposta educativa voltada à sensibilização das pessoas para os problemas socioambientais e uma ferramenta de suma importância à gestão sustentável de um município. Neste sentido, a área objeto deste estudo foi o município de Santo Antônio de Leverger (MT), com boa parte do seu perímetro urbano inserido no Bioma Pantanal e sujeito aos processos de inundação e alagamento sazonais que influenciam a vida das comunidades. Dados os problemas socioambientais relacionados a esses processos e vivenciados pelas comunidades instaladas em área de risco à inundação e alagamento, o objetivo deste trabalho foi realizar atividades de Educação Ambiental de caráter não-formal com esses moradores. Por meio de uma abordagem metodológica participativa, foi realizado o diagnóstico ambiental das áreas, bem como entendida a percepção ambiental dos seus moradores para a realização de oficinas participativas. O diagnóstico mostrou que todas as residências visitadas se encontravam em áreas de risco predominantemente elevado à inundação e alagamento e apresentavam algum tipo de adaptação. Ainda assim, uma pequena parte dos moradores precisa deixar suas residências temporariamente quando a água as invade. Foram constatados problemas com a coleta de resíduos sólidos, a disposição final dos mesmos e com o lançamento inadequado de esgoto, tendo em vista que não existe rede de coleta e tratamento de efluentes na cidade. No que tange à percepção ambiental, os entrevistados demonstraram entender os processos de inundação e alagamento, embora a maioria defina-os como sinônimos. Alguns moradores não se sentem adaptados aos processos de inundação/alagamento e aceitariam mudar para outro lugar, inclusive, vários já contabilizaram perdas em virtude dos processos mencionados. A participação numérica dos moradores nas oficinas participativas foi pouco expressiva, contudo, a qualidade da participação superou as expectativas. Embora os grupos tenham demonstrado forte tendência a depositar as responsabilidades pela solução dos problemas socioambientais unicamente na Prefeitura, esta visão foi superada no decorrer das oficinas conforme os mesmos se enxergaram como peça-chave no cenário das situações expostas e sugeriram algumas ações que pudessem partir deles. Considerando a proposta de um processo educativo crítico e emancipatório, serão desenvolvidas estratégias que garantam que o processo seja contínuo e permanente.

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