A questão ambiental, quando abordada na escola, deve partir de práticas interdisciplinares e relacionadas a realidade ambiental da comunidade escolar. Mediante as discussões sobre os métodos e procedimentos para a Educação Ambiental foi desenvolvido o método VERAH (V-Vegetação; E-Erosão; R-Resíduos; A-Água; H-Habitação) de investigação ambiental. Este propõe a realização de um diagnóstico ambiental simplificado, com base na pesquisa-ação, que serve como instrumento de EA envolvendo alunos e professores nas escolas, de maneiras interdisciplinar. Neste sentido, o presente estudo objetivou propiciar aos alunos do ensino médio, da Escola Estadual Ernandy M. Baracat no município de Várzea Grande (MT), um conhecimento integrado dos aspectos sociais e ambientais da microbacia urbana em que estão inseridos, possibilitando uma reflexão sobre as causas e consequências dos problemas observados e apontando alternativas para a solução dos problemas detectados, através do método VERAH e do desenvolvimento de atividades embasadas nos princípios da pesquisa-ação. Este trabalho foi realizado em quatro etapas: Etapa 1: Reconhecimento da microbacia pelos professores da escola, aplicação de um questionário para avaliação do conhecimento prévio dos alunos, aulas relacionadas aos conceitos e dinâmica da bacia hidrográfica e formação dos grupos de trabalho (alunos e professores) para cada tópico do método VERAH. Etapa 2: Vivência em campo: reconhecimento da microbacia pelos alunos, com discussão dos problemas ambientais, entrevistas com moradores antigos quanto a reconstrução da história do local. Nas segunda e terceira vivências de campo realizou-se a investigação pelos cinco temas do método: Vegetação-identificação dos tipos de vegetação e das áreas de preservação permanente, conservadas ou degradadas; Erosão- reconhecimento do limite da microbacia e mapeamento dos processos erosivos com a dinâmica da bacia; Resíduos Sólidos: foram mapeados os principais locais geradores e de disposição de lixo, as causas e consequências; Água: foram realizadas três coletas de água no córrego, para análise dos parâmetros indicadores de degradação; Habitação: foram aplicados de forma aleatória 10 questionários em residências do entorno da microbacia, abordando aspectos de habitação, saneamento, perfil econômico, saúde e meio ambiente. Etapa 3: Elaboração do diagnóstico: tabulação, discussão e integração dos resultados de todos os grupos e posterior divulgação para a comunidade escolar e moradores em forma de painéis, maquete e vídeo. Etapa 4: Avaliação: Foi realizada uma análise crítica do método e dos resultados obtidos, junto com professores e alunos, e geradas soluções e algumas ações que podem ser adotadas para melhoria e recuperação da microbacia. O método VERAH mostrou-se eficaz tanto no diagnóstico quanto como instrumento de EA, tornando os estudantes mais críticos e mais preocupados com os problemas ambientais de onde vivem, atendendo ao que propõe os Parâmetros Curriculares Nacionais, especialmente quanto a interdisciplinaridade, uma vez que envolveu professores de várias áreas da escola de maneira integrada e participativa. Algumas adequações podem ser feitas no método, de acordo com a realidade da microbacia, como ocorreu neste trabalho quanto a reconstrução da história da ocupação pelos moradores antigos
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