Educação ambiental e gestão de recursos hídricos: percepção de comunidades escolares da margem da bacia hidrográfica do rio Cuiabá, Várzea Grande – MT

Autor: Deise Cristina Nacanham

Categoria(s): Dissertações

Palavra(s)-chave: educação ambiental, percepção, qualidade da água, Recursos hídricos

O Objetivo desse estudo foi investigar a percepção acerca da educação ambiental e recursos hídricos de comunidades escolares na bacia hidrográfica do Rio Cuiabá, as unidades escolares públicas estão situadas na área urbana e área rural do município de Várzea Grande – Mato Grosso- ambas na calha do rio. A água de consumo humano dentro dessas instituições escolares públicas foi analisada. A metodologia utilizada quali-qualitativa, a pesquisa qualitativa se deu através de questionários abertos antes e depois da oficina, nas oficinas foi apresentado e entregue um guia pedagógico sobre água, criado especificamente para a pesquisa em campo; A coleta de água em pontos: cavalete, bebedouro, torneira da pia da cozinha e caixa da água (armazenamento). Foi utilizada como técnica a determinação do Número Mais Provável (NMP/100mL) de coliformes Totais e Escherichia coli utilizando meio de cultura enzimático (Cromogênico e Fluorogênico da marca Colitag®); Análises de bactérias heterotróficas e parâmetros físicos e químicos: temperatura, pH, condutividade elétrica, oxigênio dissolvido e turbidez. Os achados da pesquisa qualitativa indicam que a propostas da Teoria da Aprendizagem é vigente, aprender significativamente é ampliar e reconfigurar as ideias já existentes na estrutura mental e, com isso, ser capaz de relacionar e acessar novos conteúdos, principalmente acerca do tema de educação ambiental e gestão de recursos hídricos propostos na pesquisa. A pesquisa quantitativa aponta contaminação no percurso das tubulações; Os dados microbiológicos estão acima do permitido pela legislação vigente, Portaria M.S. 2914/2007. Concluímos que o monitoramento da água para consumo humano, assim como as estruturais físicas prediais de escolas públicas devem ser monitoradas por órgãos competentes pautados em cronogramas fixos e transparentes, visando atender a saúde pública dos estudantes, prevenindo doenças por veiculação hídrica.

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