Impactos ambientais resultantes do desmatamento, falhas no planejamento e no saneamento, construções irregulares e excesso de impermeabilização são recorrentes em muitas cidades no mundo e no Brasil, em particular, a exemplo da área metropolitana de Cuiabá. Em busca de soluções conjuntas para esses problemas ambientais e sociais, a partir de 1970 iniciaram-se os diálogos entre os países em busca de opções para resolver as adversidades. Considerando esta problemática, vislumbra-se na Educação Ambiental (EA) um importante caminho para buscar soluções para essas questões ambientais. Neste sentido, o presente estudo objetivou propiciar aos alunos do 9o ano do ensino fundamental, da Escola Estadual Porfiria Paula de Campos em Várzea Grande (MT), localizado nessa área metropolitana, um conhecimento integrado dos aspectos sociais e ambientais de uma microbacia urbana, possibilitando uma reflexão sobre as causas e consequências dos problemas, que fazem parte da realidade dos alunos e, apontando alternativas de solução. Esse estudo foi desenvolvido com o método VERAH (Vegetação – V, Erosão – E, Resíduos – R, Água – A e Habitação – H), de pesquisa-ação e interdisciplinar, que é uma ferramenta para a realização de um diagnóstico ambiental, no caso realizado microbacia do córrego Água Limpa, contribuinte do rio Cuiabá e situado na área urbana de Várzea Grande. Foram realizadas vivências de campo na microbacia, em maio e setembro/22. O trabalho foi desenvolvido em duas etapas: Etapa 1: Aplicação de um questionário, preparação para as atividades em campo e aulas teóricas; Etapa 2: Vivência em campo: levantamento dos cinco temas do VERAH na microbacia. Os resultados alcançados indicam que o método adotado permitiu a investigação do grau de degradação do córrego, suas causas e consequências e, serviu como caminho para educação ambiental, permitindo a vinculação com os conteúdos escolares e com a realidade dos alunos.
Palavras–chave: Educação ambiental; qualidade da água; poluição urbana; resíduos sólidos; ensino fundamental.