POVOS DO BRASIL - Quem somos


VTEM Slideshow - модуль joomla Joomla

O Povos do Brasil é um projeto desenvolvido pela Universidade Federal de Mato Grosso – UFMT, em parceria com o Ministério da Cultura, que visa formar e reunir conteúdo sobre a temática indígena, através da formulação de notícias, de banco audiovisual, de biblioteca temática e demais informações acerca das manifestações e o cotidiano de inúmeros Povos Indígenas brasileiros, retratando suas diferentes formas de organização social e destacando a riqueza dos valores humanos contidos em seus rituais, em suas línguas, pluralidade de culturas e iconografias.

No Brasil existem 254 Povos Indígenas que somam mais de 900 mil pessoas, com cerca de 180 línguas distintas. Estes povos, em sua maioria, estão localizados nas regiões Norte e Centro-Oeste do país, principalmente na área da Amazônia Legal. Somente no Estado de Mato Grosso existem 43 povos, com uma população aproximada de 52.000 pessoas. Não obstante, as demais regiões do país igualmente apresentam significativa presença destes povos. O grande desafio para os povos indígenas na atualidade é a demarcação do que restou de seus territórios tradicionais. Assegurada pela Constituição Federal, a demarcação dos territórios tradicionais é condição imprescindível para garantir a sobrevivência física e cultural desses povos. No entanto, interesses de diversos setores da economia e até mesmo algumas políticas públicas tem emperrado este processo gerando incertezas quanto ao futuro destes povos.

Para democratizar as informações sobre a temática, o projeto Povos do Brasil é de suma importância para mapear, reunir, classificar, catalogar e empacotar, ou seja, construir um banco de conteúdo audiovisual acerca da cultura indígena, se constituindo em instrumento adequado e eficiente de proteção e promoção das expressões culturais dos índios brasileiros, além de difusor dos saberes e tradições dessas nações. Ademais, o portal do projeto Povos do Brasil objetiva ofertar, por meio de seu banco de dados, material audiovisual para ser trabalhado em salas de aula, contribuindo assim para romper preconceitos e estereótipos em relação aos povos indígenas, bem como para valorizar e promover o respeito à diversidade étnica e cultural destes povos.

COMITÊ MULTIDISCIPLINAR

Àguida Aparecida Gava, Universidade Federal de Mato Grosso, Currículo Lattes
Beleni Salete Grando, Universidade Federal de Mato Grosso, Currículo Lattes
Benedito Diélcio Moreira, Universidade Federal de Mato Grosso, Currículo Lattes
Moacir Francisco de Sant’Ana Barros, Universidade Federal de Mato Grosso, Currículo Lattes
Naine Terena de Jesus, Faculdade Católica de Mato Grosso, Currículo Lattes
Nilo Alves Bezerra, Universidade Federal de Mato Grosso, Currículo Lattes
Paulo Sergio Delgado, Universidade Federal de Mato Grosso, Currículo Lattes
Paulo Teixeira de Sousa Jr, Universidade Federal de Mato Grosso, Currículo Lattes

Livro

Catálogo Virtual

Bibloteca

Visitantes