PORAndré Faust
Jornalista

DATA23 de Julho de 2020

Último debate para reitor acontece hoje, consulta é amanhã

Debate inicia às 18h

Acontece nesta quinta-feira (23) o último debate entre candidatos à Reitor(a) da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). A consulta à comunidade acadêmica será nesta sexta-feira (23), das 7h30 às 22h30, no horário de Mato Grosso. O resultado será encaminhado ao Colégio Eleitoral Especial (CEE) e, apesar de não ser vinculante, guiará a formação da lista tríplice que será encaminhada ao governo federal para a escolha do dirigente da Instituição pelos próximos 4 anos.

O debate será realizado e transmitido virtualmente pelo canal de YouTube da TV Universitária, a partir das 18h. Durante o evento, os candidatos poderão apresentar suas propostas, responder questionamentos da comunidade acadêmica e fazer perguntas diretamente para os demais concorrentes.

No dia 24, a consulta será realizada por meio eletrônico, em função da pandemia mundial de coronavírus declarada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e das diversas medidas de distanciamento social recomendadas por órgãos nacionais e internacionais. Por decisão do CEE, servidores docentes e técnicos-administrativos aposentados também poderão votar.

Seguindo o disposto na Lei 9.192/1995 e no decreto 1.916/1996, na consulta prévia prevalecerá o peso de setenta por cento para a manifestação de docentes no total de votos da comunidade.

O resultado será divulgado no sábado (25). Entre os dias 25 e 28 será possível interpor recursos sobre este resultado e a decisão final sobre os mesmos será divulgada pela Comissão da Consulta Prévia (CCP) no dia 29.

Apesar da Consulta à Comunidade Universitária, ainda caberá ao CEE, formado pela união dos membros do Conselho Universitário (Consuni), Conselho de Ensino Pesquisa e Extensão (Consepe) e Conselho Diretor (CD), a elaboração de duas listas tríplices, uma para o cargo de Reitor(a) e outra para o cargo de Vice-reitor(a), após uma votação do próprio Colégio, contendo os três mais votados de cada categoria. A ideia é que o resultado da consulta guie essas votações.

As listas elaboradas pela CEE serão então encaminhadas ao Ministério da Educação (MEC), para que sejam apontados os novos dirigentes da Instituição.

O mandato no novo Reitor(a) iniciará em outubro.

As chapas que concorrem na Consulta Prévia são:

Chapa 1 - Juntos Somos Mais UFMT!

• Danieli Artuzi Pes Backes
  • Sandra Negri

Chapa 2 - Somos todos da UFMT

• Evandro Aparecido Soares
  • Rosaline Rocha Lunardi

Chapa 3 - UFMT 50 anos: Renovada com Ousadia, Coragem e Unida pela Educação!

• Alexandre Paulo Machado
  • Elifas Gonçalves Junior

Sistema de votação

O e-Votação UFMT é um sistema desenvolvido pela Secretaria de Tecnologia da Informação (STI), com o propósito de possibilitar a realização da consulta à comunidade acadêmica da Instituição. Ele utiliza como base o sistema Helios Voting, utilizado por diversas outras Instituições nacionais e internacionais.

Entre suas vantagens está a criptografia por homomorfismo, que encripta o voto antes de enviá-lo pela rede, garantindo a privacidade dos eleitores, mesmo que esses dados sejam interceptados.

O sistema possui ainda uma função de anti-coerção, pensada considerando que não há um local específico de acesso restrito para votar, como é o caso das eleições gerais. O mecanismo permite que o eleitor deposite quantos votos forem necessários, caso tenha sido pressionado a uma escolha anterior. Cada vez que o voto for depositado por um eleitor, o mesmo receberá um e-mail de confirmação com uma chave criptografada diferente, permitindo-o acompanhar o processo. Entretanto, apenas o último voto será contabilizado, com todas as cédulas anteriores sendo descartadas pelo sistema.

No dia da votação, no portal da UFMT e na página da Consulta Prévia, serão disponibilizadas urnas para as diferentes categorias, de diferentes campûs, votarem.

As listas com os membros da comunidade acadêmica que estão aptos a votar no dia 24 já estão disponíveis no site da Consulta Prévia.

Guias para a votação

A Comissão de Consulta Prévia (CCP) disponibilizou dois vídeos guias com orientações para a realização da consulta prévia à comunidade acadêmica.

Um deles é voltado para recuperação de senha e criação de usuários no Portal de Sistemas Integrados, para aqueles eleitores que ainda não possuem, incluindo aposentados. Essa senha será a mesma utilizada no sistema e-Votação UFMT para depositar o voto.

O outro é um video sobre o próprio e-Votação UFMT, mostrando o passo a passo a ser seguido no dia, até a confirmação do voto.

O material também está disponível em formato de texto:

TAGS:

Fique sempre informado com as principais notícias da UFMT.

Logo da UFMT
Câmpus Cuiabá

Av. Fernando Corrêa da Costa, nº 2367
Bairro Boa Esperança - Cuiabá - MT

(65) 3615-8000

Câmpus Araguaia

Unidade I - Pontal do Araguaia
Avenida Universitária, nº 3500
Pontal do Araguaia - MT

(66) 3402-1108

Unidade II - Barra do Garças
Avenida Valdon Varjão, nº 6390
Barra do Garças - MT

(66) 3402-0701

Funcionamento Administrativo 08:00 às 11:30 e das 14:00 às 17:30 (horário local)

Câmpus Sinop

Avenida Alexandre Ferronato, nº 1200
Bairro Setor Industrial - Sinop - MT

(66) 3533-3100

(66) 3533-3122

Câmpus Várzea Grande

Av. Fernando Corrêa da Costa, nº 2367
Bairro Boa Esperança - Cuiabá - MT

(65) 3615-6296

Funcionamento Administrativo 7h30 às 11h30 e 13h30 às 17h30

Contribua com o desenvolvimento do novo portal. Sua opinião é muito importante!