Com o objetivo de reforçar a interlocução com os senadores e deputados federais e solicitar o apoio dos parlamentares às demandas da instituição na Proposta de Lei Orçamentária Anual (PLOA) de 2021 e à conclusão de obras inacabadas nos Câmpus de Sinop, de Cuiabá e de Várzea Grande, o reitor da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), professor Evandro Soares da Silva, ao lado da vice-reitora, professora Rosaline Lunardi, abriu espaço na agenda de reunião de trabalho da bancada federal de Mato Grosso, na manhã desta segunda-feira (22) , no Hotel Paiaguás.
Durante a sua fala, o reitor ressaltou a importância da conclusão de obras, como a do Câmpus de Várzea Grande e do Parque Tecnológico de Mato Grosso, para o desenvolvimento social e econômico do Estado. O Parque Tecnológico, por exemplo, beneficia não apenas a UFMT, mas também o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT), a Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) e toda a comunidade, inclusive, por ampliar as discussões e agregar valores à cadeia produtiva e na geração de empregos.
Além do Câmpus de Várzea Grande, o reitor destacou ainda a necessidade de conclusão das obras do Centro de Convivência do Câmpus de Cuiabá, Bloco de Ciências Farmacêuticas do Câmpus de Sinop e aporte de recursos para a Universidade Federal de Rondonópolis (UFR), para a operação do ambulatório e laboratórios de ensino. O reitor considerou fundamental a articulação política com a bancada mato-grossense, especialmente, junto ao Ministério da Educação (MEC) e o Ministério da Economia para que a universidade consiga a liberação dos termos de execução descentralizada para dar prosseguimento às obras inacabadas.
Também são necessárias ainda a reforma do prédio da Biblioteca do Câmpus de Sinop e obras de infraestrutura para a Unidade II do Câmpus de Cuiabá. Na ocasião, o reitor da UFMT entregou ao líder da bancada federal de Mato Grosso, deputado federal, Dr. Leonardo (Solidariedade), um documento com as principais demandas da instituição.
A bancada federal de Mato Grosso é composta pelos senadores, Carlos Fávaro (PSD), Jayme Campos (DEM) e Wellington Fagundes (PL), e pelos deputados federais, Carlos Bezerra (MDB), Emanuelzinho (PTB), José Medeiros (PODE), Juarez Costa (MDB), Dr. Leonardo (Solidariedade), Nelson Barbudo (PSL), Neri Geller (PP) e Professora Rosa Neide (PT).