PORLuiz Carlos Bezerra
Jornalista

DATA14 de Setembro de 2022

COMPARTILHE

Institucional

UFMT recebe pró-reitores de extensão de MT e Andifes

Luiz Carlos Sayão
Reunião abordou diferentes práticas de extensão desenvolvidas

Como parte da  programação da XIII Mostra de Extensão  da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), o reitor da Instituição, professor Evandro Soares da Silva, recebeu na tarde desta terça-feira (13), o Coordenador do Colégio de Pró-reitores de Extensão das Instituições de Ensino Superior (COEX) da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) e pró-reitores de extensão de instituições de Mato Grosso para o alinhamento institucional sobre assuntos pertinentes a área e o cenário nacional.

 “Após a exposição da palestra do professor Hélder Eterno da Silveira pela parte da manhã, nesta tarde tivemos a felicidade de reunir os gestores dessa pasta para abordar assuntos como conceito da extensão, nuances do cenário nacional, resoluções, sistemas de avaliação do Inep e outras provocações que perpassam a rotina das instituições para a realização das ações dessa área”, disse o reitor complementando que tais legislações e normativas são construções coletivas e a reunião permitiu o estreitamento das relações interinstitucionais necessárias para os avanços.

O Pró-reitor de Cultura, Extensão e Vivência da UFMT, maestro Fabrício Carvalho, analisa como essência encontramos os gestores da área. “ Essa reunião é muito válida ainda mais com a presença, aqui no Estado, do coordenador nacional que nos trouxe uma visão mais atualizada sobre o tem acontecido a nível nacional sobre a extensão nas IFES, além da oportunidade de dialogar com as instituições vizinhas”, explica falando também sobre a relevância da extensão na UFMT, seu destaque em todo estado e dos desafios de inseri-la cada vez mais nos cursos de graduação e pós-graduação da Universidade.

O Coordenador do Colégio de Pró-reitores de Extensão das Instituições de Ensino Superior (COEX) da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) e também presidente do Fórum de Pró-reitores de Extensão das Instituições públicas de Educação Superior Brasileiras (FORPROEX), professor Hélder Eterno da Silveira, destacou a relevância desse encontro com os pró-reitores de extensão do estado. 

“Estamos num momento decisivo de mudança de paradigma das universidades públicas. Estar aqui significa uma concretização de uma grande parceira e pacto em torno da defesa das IFES a partir da extensão, da relação com a comunidade e projetos que colocam como protagonistas a sociedade, que é quem financia a universidade pública”, disse complementando sobre necessidade da consolidação da inserção curricular e a extensão na pesquisa e na vida da comunidade acadêmica.

Conceitos e práticas de extensão

O professor Hélder Eterno da Silveira falou sobre a necessidade de compreensão do conceito e prática da extensão. “A extensão é a dimensão constitucional, sem a qual não há Universidade. A extensão é conhecimento aplicado, comprometido, é a relação de produção de conhecimento entre comunidade e universidade", ressaltou.

Para o  reitor da UFMT as atividades de extensão, para além de compor o triple que sustenta a universidade, são necessárias na produção do conhecimento e desenvolvimento social, econômico e cultural. “A 13ª  Mostra de Extensão  que realizamos, temos a  oportunidade de aproximar a comunidade externa para mostrar o que temos desenvolvido no ensino, pesquisa que relacionam com a extensão na área de saúde, desenvolvimento de produtos, serviços e demais relações produzidas com e para o cidadão”, disse.

Também participaram do encontro a Coordenadora de Extensão da UFMT, professora Sandra Jung, a  Pró-reitora de Extensão e Assuntos Estudantis da Universidade Federal de Rondonópolis (UFR), professora Claudinéia de Araújo, A Diretora de Extensão, Ana Paola de Souza Lima e a Gerente de Programas e Projetos, Glaucie Bianchi Neves, ambas da mesma instituição. O Pró-reitor de Extensão do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT), Marcus Taques, e o representante da Pró-reitoria de Extensão e Cultura da Universidade Estadual de Mato Grosso (Unemat), professor Joacir Mauro da Silva.  

 

Leia mais 

UFMT abre mostra unindo universidade e comunidade

UFMT realiza XIII Mostra de Extensão na próxima semana

Encontro discute divulgação científica em MT

Procev divulga editais da 13ª Mostra de Extensão

TAGS:

Logo da UFMT
Câmpus Cuiabá

Av. Fernando Corrêa da Costa, nº 2367
Bairro Boa Esperança - Cuiabá - MT
CEP: 78060-900

(65) 3615-8000

Funcionamento Administrativo 7h30 às 11h30 e 13h30 às 17h30

Câmpus Araguaia

Unidade I - Pontal do Araguaia
Avenida Universitária, nº 3500
Pontal do Araguaia - MT
CEP: 78698-000

(66) 3402-1108

Unidade II - Barra do Garças
Avenida Valdon Varjão, nº 6390
Barra do Garças - MT
CEP: 78605-091

(66) 3402-0736

Funcionamento Administrativo 08:00 às 11:30 e das 14:00 às 17:30 (horário local)

Câmpus Sinop

Avenida Alexandre Ferronato, nº 1200
Bairro Residencial Cidade Jardim - Sinop - MT
CEP: 78550-728

(66) 3533-3100

(66) 3533-3122

Funcionamento Administrativo 7h30 às 11h30 e 13h30 às 17h30

Câmpus Várzea Grande

Av. Fernando Corrêa da Costa, nº 2367
Bairro Boa Esperança - Cuiabá - MT
CEP: 78060-900

(65) 3615-6296

Funcionamento Administrativo 7h30 às 11h30 e 13h30 às 17h30