A Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) recebeu nesta sexta-feira (8) o total de 66 câmeras da Secretaria de Estado de Segurança Pública de Mato Grosso (SESP-MT). O material marca a participação da UFMT no projeto Vigia Mais MT que inclui também outras ações como ações da Polícia Militar na região da UFMT por meio de rondas e também a implantação de mecanismos de alerta para evitar ações violentas no Câmpus Universitário de Cuiabá.
A reitora da UFMT, professora Marluce Souza e Silva, destacou que as 66 câmeras vão se juntar às que a UFMT já dispõe para fortalecer a estratégia de segurança desenvolvida na universidade. “Na verdade esse acordo com o Vigia Mais é a nossa grande esperança. Um instrumento social importante para que a gente retorne para dentro da universidade e realize as nossas atividades acadêmicas com mais segurança. Nós temos a certeza de que o nosso espaço de trabalho, o nosso espaço de aprendizagem será um espaço digno, qualificador de nossos cursos e da nossa condição de pessoa humana realizando as nossas atividades com paz e dignidade”, ressaltou.
De acordo com o Secretário-adjunto de Integração Operacional da SESP-MT, Coronel da Polícia Militar Fernando Augustinho de Oliveira Galindo, enfatizou a importância do Vigia Mais MT como uma ação completa, com câmera, aplicativo e armazenamento do conteúdo em conjunto com a UFMT. “Representa um ponto de virada na segurança do câmpus, tanto para a comunidade escolar, como para a equipe pedagógica que representa a Universidade Federal de Mato Grosso”, disse o secretário, acrescentando que os equipamentos funcionarão em conjunto com todo o sistema de segurança pública.
No momento também está em discussão a retomada do termo de cooperação entre a UFMT e a Polícia Militar para o desenvolvimento de uma estratégia de segurança comum para o câmpus e a região do entorno. Participaram da entrega, a assessora especial da Reitoria Vera Lúcia Bertoline e o prefeito universitário Paulino Simão de Barros.