Teve início na noite desta segunda-feira (20), a VII Semana de Estatística da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), realizada pelo Instituto de Ciências Exatas e da Terra (ICET) da UFMT. Presente na solenidade de abertura, o reitor da Instituição, professor Evandro Soares da Silva, falou sobre a relevância do curso, do evento e também sobre a relevância da geração de dados para formulação de políticas públicas.
“Esse evento é potencial aos estudantes do curso, pois terão a oportunidade de saber mais sobre o mercado de trabalho, em contato com temas e profissionais. É o mundo do trabalho em pauta nesses dias. Além é claro, da importância que o evento tem nesse cenário que estamos, que é a construção do Censo Demográfico de 2022”, disse o reitor, que complementou que a ausência de dados é nocivo à sociedade, pois estes auxiliam para a construção de políticas públicas.
O diretor do ICET, professor Evandro Luiz Dall'Oglio, destacou que o evento traz a possibilidade de reflexões na qualidade do ensino, falando sobre o mercado de trabalho e oportunidades. “A Semana é momento oportuno para discussão de assuntos emergentes e necessários tanto para o curso de Graduação, bem como para o ICET como um todo. Momento que podemos olhar para nossa estrutura e buscar aprimorar, caminhando para breve termos uma pós-graduação nessa área que é tão necessária ao Estado e Brasil”, disse.
Nessa primeira noite, a palestra Mineração de texto, o que é? como aplicar?, proferida pelo professor do Departamento de Estatística da UFMT, Anderson Castro Soares de Oliveira, chamou a atenção do estudante do 3º semestre de Estatística, João Baptista Zanin.
“Palestras como essas são relevantes aos estudantes que estão iniciando o curso, bem como aos que estão se formando, pois agrega na formação complementar à sala de aula. Falar sobre mineração de dados se mostra importante, visto que estamos na era da tecnologia, e cercados por empresas captando nossas informações. Assuntos como esses nos ajudam a entender sobre o mercado de trabalho, e novas tendências”, explica.
Também estiveram na mesa de abertura o Coordenador do Curso de Estatística da UFMT, professor Luiz André Ribeiro Zardo, a Chefe do Departamento do Curso de Estatística, professora Jucélia Dias Mendonça, e o presidente do Centro Acadêmico do Curso, Thiago Duarte da Cruz.
Evento segue até quarta-feira (22)
A VII Semana de Estatística, segue, gratuitamente, na terça-feira (21), às 19h, com a palestra O papel da universidade no enfrentamento do preconceito, seguidas das palestras Uma visão geral do Censo 2022, e O Censo Populacional - IBGE Regional.
Na quarta-feira há o Painel de Mercado e Profissão em Estatística e a mesa-redonda de Mercado e Profissão em Estatística. O evento conta com apoio do grupo DataSciMT.