Com o principal objetivo promover a maior visualização de informações para conhecer e localizar os recicladores, atores fundamentais para sociedade, a Pró-reitoria de Planejamento (Proplan) da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), com apoio de membros da Comissão do Plano de Logística Sustentável (PLS) da Instituição, desenvolveram projeto de extensão que resultou no Painel Recicladores.
De acordo com o Pró-Reitor de Planejamento, professor Roberto Perillo, essa é mais uma iniciativa da universidade, visando a atuação direta junto à comunidade, como também demonstrando a preocupação com as questões ambientais e sociais. "Este projeto potencializa a aproximação de vários entes, com foco nos recicladores, e mostra que a UFMT tem buscado estar cada dia mais presente no dia a dia da comunidade externa", aponta.
Coordenado por Maria Daniele de J. Teixeira e elaborado por Fábio de Moraes Quito, ambos da Gerência de Desenvolvimento Institucional e Estudos Estratégicos da Proplan, o Painel Recicladores contou com dados coletados por meio de pesquisas na web, principalmente no site das prefeituras dos municípios, e será atualizado com as respostas dos formulários, elaborado para cadastrar dados dos recicladores, principalmente os presentes nas regiões onde se localizam os Câmpus da UFMT no Estado.
O trabalho resultou em um painel dinâmico com a possibilidade de utilização de filtros por município, por tipo de resíduos, entre outras informações importantes, principalmente aos interessados em parcerias e locais para destinação dos resíduos para reciclagem.
O painel está disponível na internet e pode ser acessado a partir deste link.
Os interessados em se cadastrar podem utilizar o formulário disponível.