Pelo quinto ano consecutivo, a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), em parceria com o poder público e movimentos sociais, promove a Jornada Universitária em Defesa da Reforma Agrária (Jura), em Cuiabá. O evento visa criar um espaço para diálogos sobre a distribuição de terras no país, a situação dos agricultores familiares e outros temas ligados ao assunto.
Presente no evento, o reitor da UFMT, professor Evandro Soares da Silva, falou sobre o papel da universidade nessa discussão. “O jura tem o objetivo de congregar toda a comunidade ligada aos movimentos sociais, assentamentos e reforma agrária para discutir desde a produção dos alimentos até as políticas públicas do setor. Nesse sentido, o evento é uma oportunidade para que esses grupos definam quais são os grandes temas onde a UFMT pode contribuir visando entender os desafios e, em um segundo momento, transpo-los”, afirmou.
Neste ano o evento volta ao formato presencial com a Feira Saberes e Sabores da Terra, direcionada para a comercialização de projetos da Reforma Agrária, Agricultura Familiar e Economia Solidária. A atividade acontece na Praça Alencastro em conjunto com o oferecimento de serviços como Defensoria Pública, Educação Popular em Saúde e outras orientações em saúde. São indicações sobre legislação, plantas medicinais e prevenção de doenças com a participação de estudantes e professores.
A feira comercializa alimentos produzidos em assentamentos da reforma agrária, pela agricultura familiar e economia solidária. São doces, melado, mel de abelha, bolachas, pães, castanhas, frutas, legumes, verduras, farinhas e massas, além de queijos, ovos e outros alimentos à venda. A feira tem comerciantes de cidades da Baixada Cuiabana e do interior de Mato Grosso, a exemplo de Cáceres, Campo Verde, Sapezal, Tangará da Serra, Nortelândia e Nova Olímpia. Também será possível conhecer e adquirir artesanatos dos povos indígenas Umutina e Chiquitano.
O JURA UFMT também conta com rodas de conversa, oficinas e atividades culturais, como a apresentação musical "Tambores de Maria Taquara" e a encenação "Teatro com Cena Livre", além de lançamento de livros. Nos dois dias as atividades acontecem na praça Alencastro, abertas ao público. Mais informações sobre a jornada estão disponíveis nas redes sociais do evento no Facebook e Instagram.