PORAndré Faust
Jornalista

DATA17 de Fevereiro de 2022

COMPARTILHE

Institucional

UFMT prepara retorno presencial

Área da Faculdade de Engenharia Florestal com dispenser instalado e cartazes explicativos
Área da Faculdade de Engenharia Florestal com dispenser instalado e cartazes explicativos Willian Gomes
Ações estão sendo realizadas em todos os Câmpus

Com o aumento da cobertura vacinal da população e a perspectiva de arrefecimento dos casos de Covid-19 no estado, a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) intensifica os preparativos para o retorno das aulas presenciais em seus quatro Câmpus. As ações estão articuladas a partir de projetos realizados pelas Pró-reitorias, Secretarias,  Escritórios e direção de Institutos e Faculdades dos Câmpus do Araguaia, de Cuiabá, de Sinop e Várzea Grande e servidores. O objetivo é garantir a segurança em todas as atividades presenciais.

"É inegável o esforço de nossa comunidade acadêmica, nos últimos dois anos, para manter o andamento e a qualidade das atividades de ensino e pesquisa de forma segura, contribuindo também desta forma para o combate à pandemia. Agora, com uma maioria da população vacinada, retomamos as atividades presenciais de forma segura, acolhendo novamente nossos estudantes e dando continuidade à sua formação", afirma o reitor da UFMT, professor Evandro Soares da Silva.

No mês de janeiro, as Unidades Administrativas e Acadêmicas começaram a receber parte do material visual produzido, que inclui: adesivos com alertas sobre distanciamento e higienização das mãos; cartazes sobre o uso de máscara em todos os ambientes; informativos variados sobre as medidas preventivas necessárias e condução, quando houver, em casos suspeitos de Covid. Também estão sendo instalados dispensers de álcool em salas e locais estratégicos.

No Câmpus de Cuiabá, uma das primeiras unidades a receber os materiais foi a Faculdade de Enfermagem (Faen). De acordo com a diretora da unidade, professora Samira Marcon, as sinalizações são fundamentais para o retorno seguro, uma vez que, por meio delas é possível reforçar diariamente à comunidade acadêmica a importância da implementação de medidas de prevenção e controle da pandemia.

"A população bem informada e esclarecida tende a ter maior engajamento na mitigação da transmissão da doença, assim, esse projeto que compõe um leque de outras ações, no qual o material foi construído em formato sintetizado e oportuno, é essencial na condução do retorno presencial durante a pandemia", diz a diretora.

Como pesquisadora da área de saúde, a diretora também salientou a importância das medidas não farmacológicas de prevenção contra a Covid-19. "Embora a vacinação esteja avançada, sabe-se que a melhor maneira de se prevenir é evitar a exposição ao vírus com medidas não farmacológicas. Se essas medidas forem seguidas, conseguiremos ter um retorno seguro, estaremos prevenindo a transmissão da doença e contribuindo para o achatamento da curva epidêmica", concluiu.



Conheça algumas das ações em andamento

Plano de comunicação para a retomada das atividades presenciais na UFMT

A construção do plano de comunicação foi iniciada em abril de 2021, envolveu análises sobre ações desenvolvidas em outras instituições, discussão sobre as necessidades e possibilidades de cada Câmpus com seus representantes e desenvolvimento da identidade visual das peças; iniciativas lideradas pela Secretaria de Comunicação e Multimeios (Secomm), em parceria com o Escritório de Projetos e Processos (EPP).

Como parte do plano de comunicação, a Secomm também mantém um site com dados sobre a covid e sua prevenção bem como  desenvolve peças para redes sociais e material audiovisual para garantir que todos estejam informados.

Restaurante Universitário

Com o objetivo de preparar os Restaurantes Universitários (RUs) com medidas de biossegurança para o retorno às aulas presenciais, o projeto levou em consideração os múltiplos impactos nos alunos e servidores na volta presencial, o que exige a adoção de medidas atípicas e elaboração de um plano de biossegurança que preveja  protocolos para limpeza e acompanhamento dos usuários na entrada das dependências do restaurante, bem como também os ajustes contratuais e infraestrutura para que tanto usuários e quanto servidores tenham segurança no espaço.

Dentre as ações descritas no escopo do projeto, estão a redução da ocupação concomitante; a adoção de um plano de assepsia e limpeza; e a adoção de Protocolos Operacionais Padrões para utilização dos ambientes

Limpeza e Assepsia

Com o mesmo objetivo do projeto do Restaurante Universitário, de garantir segurança à comunidade acadêmica, o projeto tem descrito no seu escopo o protocolo de assepsia e limpeza das salas e banheiros; a aquisição de materiais de biossegurança (para limpeza); e adequação dos contratos de limpeza aos protocolos de biossegurança.

Sistema de Reserva de Espaço Físico

Já está em fase de testes o sistema de gestão de espaços físicos, que facilitará a distribuição dos locais de acordo com o distanciamento seguro.

“Além destas ações, a UFMT conta, também, com o engajamento de toda a comunidade, distribuída nos Comitês Internos de Biossegurança (CIBs) que analisam a condição de cada unidade acadêmica ou administrativa para a retomada das atividades; as publicações do Comitê Covid da instituição, unidade consultiva composta por servidores de todos os Câmpus; as ações da Comissão de Retorno, composta por integrantes dos Conselhos de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe) e Universitário (Consuni); e pelo debate da temática nas reuniões no âmbito dos órgãos colegiados superiores, no qual todos os segmentos estão representados pelos conselheiros”, finaliza o reitor.

TAGS:

Logo da UFMT
Câmpus Cuiabá

Av. Fernando Corrêa da Costa, nº 2367
Bairro Boa Esperança - Cuiabá - MT
CEP: 78060-900

(65) 3615-8000

Funcionamento Administrativo 7h30 às 11h30 e 13h30 às 17h30

Câmpus Araguaia

Unidade I - Pontal do Araguaia
Avenida Universitária, nº 3500
Pontal do Araguaia - MT
CEP: 78698-000

(66) 3402-1108

Unidade II - Barra do Garças
Avenida Valdon Varjão, nº 6390
Barra do Garças - MT
CEP: 78605-091

(66) 3402-0736

Funcionamento Administrativo 08:00 às 11:30 e das 14:00 às 17:30 (horário local)

Câmpus Sinop

Avenida Alexandre Ferronato, nº 1200
Bairro Residencial Cidade Jardim - Sinop - MT
CEP: 78550-728

(66) 3533-3100

(66) 3533-3122

Funcionamento Administrativo 7h30 às 11h30 e 13h30 às 17h30

Câmpus Várzea Grande

Av. Fernando Corrêa da Costa, nº 2367
Bairro Boa Esperança - Cuiabá - MT
CEP: 78060-900

(65) 3615-6296

Funcionamento Administrativo 7h30 às 11h30 e 13h30 às 17h30