O Fórum Nacional de Gestores de Inovação e Transferência de Tecnologia (Fortec) empossou no início deste ano a equipe responsável por sua administração no biênio 2021-2022. Dentre os novos dirigentes está o Diretor do Escritório de Inovação Tecnológica (EIT) da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), professor Olivan da Silva Rabêlo, como Diretor Técnico de Governança e Sustentabilidade, com o objetivo de fortalecer essas estruturas dentro do grupo nos próximos anos.
"A eleição para esta Diretoria nos coloca como players de nível nacional na questão da inovação e do empreendedorismo, que são também os objetivos do EIT. Isto permitirá uma representação mais participativa e efetiva da UFMT e do próprio Mato Grosso nessas questões", apontou o professor.
Entre as ações do EIT que podem ser beneficiadas com essa nova posição estão a incubadora Priante e o programa de Mestrado e Doutorado Acadêmico para Inovação (MAI/DAI). "A tendência é vermos uma melhora significativa na UFMT nos próximos anos, também por causa das nossas ações nos últimos anos para estruturar e melhorar a questão do Empreendedorismo na Universidade", afirmou Olivan.
Sobre sua atuação no Fortec, o professor disse que buscará levar benefícios para os parceiros na forma de capacitações nas áreas de tecnologia, inovação e empreendedorismo e também realizar eventos que facilitem a articulação entre universidades e o setor produtivo. Também buscará fortalecer a estrutura de governança e compliance do grupo, de forma que todos os associados tenham clareza de onde os recursos são aplicados.