Programas de pós-graduação (PPGs) da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) abrem nesta quinta-feira (22) as inscrições para mestrados e doutorados em diversas áreas da ciência para alunos regulares do semestre letivo de 2023/1. Ao todo são ofertadas mais de 100 vagas distribuídas em ampla concorrência e ações afirmativas. As candidaturas ocorrem via Sistema Eletrônico de Informação (SEI) da UFMT até o dia 07 de outubro.
O Programa de Pós-Graduação em Química (PPGQ), do Instituto de Ciências Exatas e da Terra (ICET), Câmpus de Cuiabá, oferta 22 vagas, sendo cinco para a área de Bioquímica, quatro para Físico-Química, três para Química Analítica, duas para Química Inorgânica e oito para Química Orgânica. O processo seletivo será em duas etapas, iniciando com a prova escrita, no dia 11 de novembro, seguida pela análise dos currículos, no dia 22. O resultado final será divulgado no dia 16 de dezembro.
O Programa de Pós-graduação em Geociências (PPGEC), Câmpus de Cuiabá, dispõe no edital de dez vagas para o mestrado na área de Concentração “Geologia Regional e Recursos Minerais”, distribuídas nas linhas de pesquisa: Geologia Regional e Tectônica, Geoquímica e Metalogenia e Geologia Aplicada e Meio Ambiente. Das vagas, oito são para ampla concorrência e duas para ações afirmativas. A seleção será via análise da documentação, prova escrita, a ser realizada na sala 160, Laboratório de Geologia Estrutural, da Faculdade de Geociências, no dia 24 de outubro, das 09h às 12h, e por último a análise de pontuação do Curriculum Vitae, entre os dias 04 e 07 de novembro.
O Programa de Pós-graduação em Física Ambiental (PPGFA), Câmpus de Cuiabá, oferta até 24 vagas com reserva de seis para ações afirmativas, distribuídas igualmente entre mestrado e doutorado na área de concentração “Interação Biosfera-Atmosfera”. O processo seletivo tanto do mestrado quanto do doutorado será composto por duas etapas: prova escrita, no dia 21 de novembro, e arguição dos candidatos classificados na etapa anterior, no dia 28.
O Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais (PPGECN), Câmpus de Cuiabá, dispõe de oito vagas para o Mestrado Profissional na área de Concentração Ciências Naturais nos Ensinos Básico e Superior. Para a linha de pesquisa Formação de Professores para o Ensino de Ciências Naturais, são ofertadas duas vagas para ampla concorrência e uma para ações afirmativas. Já a linha de pesquisa Processos de ensino e aprendizagem em Educação Científica, dispõe de quatro vagas na ampla concorrência e uma para ação afirmativa. O processo seletivo será em três etapas, começando com a prova escrita no dia 12 de novembro, das 08h às 11h, horário de Cuiabá, de forma remota (on-line). A etapa dois, será a Defesa de Memorial Descritivo e Arguição, a ser realizada no dia 29, também de forma remota. Por último acontece a Análise e Avaliação do Curriculum Lattes, de caráter classificatório.
O Programa de Pós-graduação em Ciência de Materiais (PPGMAT), do Câmpus do Araguaia, São oferecidas até 11 vagas com reserva de três para ações afirmativas nas linhas de pesquisa “Preparação e caracterização de Materiais Funcionais” e “Desenvolvimento e Aplicações de Materiais com funções biológicas ou tecnológicas”. O processo seletivo do mestrado é composto por prova escrita, no dia 21 de outubro, arguição e análise de currículo, no dia 31.
O Programa de Pós-graduação em Física, Câmpus de Cuiabá, oferta até 30 vagas com reserva de seis para ações afirmativas, sendo metade para cada modalidade nas linhas de pesquisa “Gravitação e Teoria de Campos”; “Matéria Condensada Experimental: Preparação e Caracterização de Materiais”; “Matéria Condensada Teórica”; e “Mecânica Estatística e Computação Quântica”. O processo seletivo será composto pela homologação de inscrições; análise de histórico escolar; e prova escrita no mestrado. Já no doutorado, além destas etapas, haverá a avaliação do projeto de pesquisa.