PORCarlos Rocha
Jornalista

DATA10 de Março de 2022

COMPARTILHE

Institucional

UFMT implementa Plano de Ação para retorno presencial

Resolução do Consuni disciplina e orienta participação em retomada

A Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) coloca em execução o Plano de Ação para realização de atividades presenciais por professores, técnicos administrativos, estudantes, estagiários e trabalhadores terceirizados. Aprovado em sessão ordinária do Conselho Universitário (Consuni), no mês de fevereiro, o plano envolve diferentes setores da UFMT que atuam em conjunto seguindo as diretrizes do Comitê de Prevenção à Covid-19 e a classificação semanal do momento epidemiológico.

De acordo com o pró-reitor de Ensino de Graduação (Proeg), professor Adelmo Carvalho da Silva, a elaboração do Plano de Ação começou em setembro de 2020 com a abertura de processo para organizar atividades seguindo as Diretrizes para a Retomada de Atividades da UFMT.  “Criou-se a Comissão Mista Consepe [Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão] e Consuni para elaboração do Plano, composta por membros das pró-reitorias e dos conselhos superiores Consepe e Consuni. Para efeitos de quantificação, a Comissão realizou 11 reuniões no período de 25/09/2020 a 28/01/2022”, relata o pró-reitor.

O Plano de Ação alcança todos os envolvidos em atividades da universidade. Segundo o pró-reitor, a resolução Consuni 032/2022 “dispõe sobre medidas que devem ser adotadas para as atividades presenciais realizadas por professores, técnico-administrativos, estagiários, funcionários terceirizados e estudantes da UFMT, a serem observadas durante o período de emergência em saúde pública decorrente da pandemia da Covid-19”.

A respeito do monitoramento da aplicação do plano e medidas preventivas a ser adotadas contra da Covid-19, o pró-reitor explica que as atividades estão sob a realização das unidades administrativas da Instituição. “Como medidas preventivas para a comunidade acadêmica destacam-se: realização de campanhas de orientação para o retorno seguro às atividades presenciais, bem como o desenvolvimento de informativos e sinalizações ambientais para manutenção da biossegurança; e garantia de limpeza e a desinfecção adequada de todos os ambientes internos e externos”, pontua.

Medidas adicionais envolvem limpeza e sinalização

Outras medidas adotadas, segundo o pró-reitor, envolvem a sinalização de lotação máxima dos elevadores; disponibilização de coletores de lixo infectante na entrada principal dos Câmpus, para descarte de máscaras utilizadas em ambientes não hospitalares. Também está estabelecida a manutenção dos estoques de produtos de higienização e a disponibilização destes em quantidade suficiente para a realização da higiene, tais como sabonete líquido, papel toalha e álcool em gel 70%, em banheiros e pontos de maior circulação de pessoas.

De acordo com ele, a UFMT vai ainda “promover ações educativas, sobre necessidade do uso dos EPIs [Equipamento de Proteção Individual] nos espaços formativos e elaborar guia de biossegurança com finalidade de definir recomendações de biossegurança, prevenção e controle da Covid-19 na Casa do Estudante Universitário [CEU], que contempla informações e orientações, voltadas para prevenção e minimização dos riscos e cuidados associados ao retorno das atividades presenciais”.

Diferentes setores participam da aplicação do plano

A partir da resolução aprovada pelo Conselho Universitário está estabelecida a participação de diferentes unidades da UFMT na implementação do Plano de Ação para as atividades presenciais. “Dentre as ações/competências das unidades destacam-se: Secretaria de Comunicação e Multimeios [Secomm], desenvolver, em conjunto com outras unidades administrativas, campanhas de orientação para o retorno seguro às atividades presenciais; Secretaria de Infraestrutura [Sinfra] ou às Prefeituras dos Câmpus: garantir que a limpeza e a desinfecção adequada de todos os ambientes da instituição; fiscalizar o uso de EPIs; e disponibilizar coletor de lixo infectante na entrada principal do Câmpus, para descarte de máscaras utilizadas em ambientes não hospitalares”, relata.

O pró-reitor de Ensino de Graduação destaca ainda o papel das pró-reitorias em Cuiabá e nos Câmpus do Araguaia, unidades de Barra do Garças e Pontal do Araguaia, de Sinop e de Várzea Grande no sentido de garantir protocolos de higienização e limpeza, bem como preservar o distanciamento mínimo nos espaços de Restaurantes Universitários (RUs). As pró-reitorias de Ensino de Graduação e de Ensino de Pós-Graduação (Propg) devem garantir orientações didático pedagógicas aos coordenadores de curso de graduação e pós-Graduação para a viabilização de atividades acadêmicas no retorno do ensino presencial (aulas, atividades práticas, de campo, de orientação, bancas de defesa de trabalhos acadêmicos, seminários e estágios), ressalta.

O plano também estabelece que compete às Pró-reitorias de Pesquisa (Propeq) e de Cultura, Extensão e Vivência (Procev) orientar os coordenadores  de projetos de pesquisa e de extensão sobre a realização de atividades no retorno do ensino presencial, envolvendo estudantes de iniciação científica, extensão e vivência para assegurar às condições de segurança ambiental e do laboratório, conforme as recomendações do Comitê Prevenção Covid-19/UFMT. 

Compete à Pró-reitoria de Assistência Estudantil (Prae), destaca o pró-reitor de Ensino de Graduação, “elaborar guia de biossegurança com finalidade de definir recomendações de biossegurança, prevenção e controle da Covid-19 na Casa do Estudante Universitário, que contemple informações e orientações, voltadas para prevenção e minimização dos riscos e cuidados associados ao retorno das atividades presenciais”. O plano prevê que cada unidade administrativa e/ou acadêmica da UFMT tenha uma Comissão Interna de Biossegurança (CIB).

TAGS:

Logo da UFMT
Câmpus Cuiabá

Av. Fernando Corrêa da Costa, nº 2367
Bairro Boa Esperança - Cuiabá - MT
CEP: 78060-900

(65) 3615-8000

Funcionamento Administrativo 7h30 às 11h30 e 13h30 às 17h30

Câmpus Araguaia

Unidade I - Pontal do Araguaia
Avenida Universitária, nº 3500
Pontal do Araguaia - MT
CEP: 78698-000

(66) 3402-1108

Unidade II - Barra do Garças
Avenida Valdon Varjão, nº 6390
Barra do Garças - MT
CEP: 78605-091

(66) 3402-0736

Funcionamento Administrativo 08:00 às 11:30 e das 14:00 às 17:30 (horário local)

Câmpus Sinop

Avenida Alexandre Ferronato, nº 1200
Bairro Residencial Cidade Jardim - Sinop - MT
CEP: 78550-728

(66) 3533-3100

(66) 3533-3122

Funcionamento Administrativo 7h30 às 11h30 e 13h30 às 17h30

Câmpus Várzea Grande

Av. Fernando Corrêa da Costa, nº 2367
Bairro Boa Esperança - Cuiabá - MT
CEP: 78060-900

(65) 3615-6296

Funcionamento Administrativo 7h30 às 11h30 e 13h30 às 17h30