PORGerência de Imprensa
imprensa.secomm@ufmt.br

DATA19 de Setembro de 2025

COMPARTILHE

Institucional

UFMT homenageia estudante de Medicina pela trajetória

Estudande com baixa visão contribuiu para ampliar a inclusão na UFMT

Na manhã desta sexta-feira (19), a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) prestou uma homenagem ao estudante Igor Stelmastchuk Nogari, recém-formado em Medicina, em reconhecimento à sua dedicação, ao compromisso com a formação profissional e à trajetória inspiradora como pessoa com deficiência visual. O ato reuniu gestores da instituição, familiares e colegas, que celebraram não apenas a conclusão do curso, mas também sua contribuição para a diversidade e inclusão na UFMT.

A reitora da UFMT, professora Marluce Souza e Silva, destacou o simbolismo do momento para a comunidade universitária e o exemplo de Igor como estudante. “Nós estamos enfrentando aqui, nesse momento da universidade, uma das nossas maiores dificuldades, que é a de construção de uma universidade para todos nós. Esta universidade completará 55 anos de idade, ela oferece grandes oportunidades, mas também grandes dificuldades, faz muitas objeções, coloca ainda muitos obstáculos aos projetos profissionais de tantos quantos procuraram estar aqui. Mas para além das dificuldades do Igor, eu quero destacar uma coisa. Em todos os momentos que nós tivemos, uma conversa, um encontro, um abraço, na maioria das vezes que ele nos procurava para resolver um problema, o problema não era só dele, o problema era dos colegas, da sala de aula, era dos professores. Ele se interessava pelas condições, pelos equipamentos, pela infraestrutura, mas principalmente pelo bem-estar dos estudantes”, afirmou.

A gestora ressaltou ainda o espírito coletivo que Igor demonstrou ao longo do curso. “Para além de aluno de excelência, de toda a sua resiliência, de toda a sua dedicação, eu destaco aqui que, acima de tudo, ele realizou a sua trajetória acadêmica com amor e solidariedade para todo o corpo universitário. Tenho certeza de que Igor será um grande profissional, um exemplo de ser humano para todos nós”, completou a reitora.

O vice-reitor da UFMT, professor Silvano Macedo, também enalteceu a conquista do recém-formado e sua capacidade de inspirar transformações. “O Igor tem uma virtude de discernir os tempos. Aquele que discerne os tempos não só alcança vitórias para si, mas também muda paradigmas. Ele sabe o momento das janelas, abriu-se uma janela, ele soube aproveitá-la, e vivenciou ela, e criou um paradigma e fez todos crescerem, ele crescer, a Universidade crescer, e nós, as famílias, enquanto pessoas, também crescemos. Nesse momento nós agradecemos a você ter vivenciado isso e nos faz feliz ver que a Universidade Pública, a despeito de tantas críticas, cumpre seu papel”, disse.

A pró-reitora de Ensino de Graduação, professora Luciane Gomes, reforçou a importância das transformações que a presença de Igor estimulou na instituição. “Tivemos ontem a alegria de assinar sua colação de grau e de celebrar a transformação que você promoveu nesta Universidade. A UFMT se sente honrada de poder alterar fluxos e reivindicar essas mudanças para que outros, como você ou em outras condições, possam acessar espaços mais humanizados de atendimento. Você nos ensinou aqui que nessas condições se tornou um aluno de excelência, não só no ensino da medicina e no processo de aprendizagem da profissão, mas na construção de espaços para que esses sujeitos possam ser melhor tratados, melhor recebidos e melhor ensinados”, afirmou.

Igor agradeceu a homenagem e falou sobre sua relação com a profissão escolhida. “A medicina vem com amor e eu acredito que, quando se ama a medicina, também se ama a humanidade. É o ato de cuidar, de se dedicar à qualidade de vida e ao bem-estar coletivo. Não dá para cuidar de uma população toda, mas eu posso cuidar por 40 minutos de uma consulta de uma pessoa que necessita daquilo que eu possa oferecer. Existem incontáveis formas de uma pessoa com baixa visão exercer a medicina. Seja na escuta, no atendimento, seja em uma gentileza de levar um café no leito para quem está precisando, ser médico vai além. O básico é o conhecimento técnico, é o que se aprende em sala de aula, mas o que me tornou médico de verdade foram os ensinamentos em casa, a educação e o amor ao próximo”, declarou.

O recém-formado fez questão de reconhecer o apoio da família ao longo de sua trajetória. “Antes de finalizar, eu não poderia deixar de agradecer ao meu pai, minha mãe, meus irmãos. O maior patrimônio que eu tenho é a minha família”, concluiu.

Também estiveram presentes a Pró-Reitora de Assistência Estudantil, professora Liliane Capilé e o deputado estadual Wilson Santos.

TAGS:

Logo da UFMT
Câmpus Cuiabá

Av. Fernando Corrêa da Costa, nº 2367
Bairro Boa Esperança - Cuiabá - MT
CEP: 78060-900

(65) 3615-8000

Funcionamento Administrativo 7h30 às 11h30 e 13h30 às 17h30

Câmpus Araguaia

Unidade I - Pontal do Araguaia
Avenida Universitária, nº 3500
Pontal do Araguaia - MT
CEP: 78698-000

(66) 3402-0770

Unidade II - Barra do Garças
Avenida Valdon Varjão, nº 6390
Barra do Garças - MT
CEP: 78605-091

(66) 3402-0736

Funcionamento Administrativo 08:00 às 11:30 e das 14:00 às 17:30 (horário local)

Câmpus Sinop

Avenida Alexandre Ferronato, nº 1200
Bairro Residencial Cidade Jardim - Sinop - MT
CEP: 78550-728

(66) 3533-3100

(66) 3533-3122

Funcionamento Administrativo 7h30 às 11h30 e 13h30 às 17h30

Câmpus Várzea Grande

Av. Fernando Corrêa da Costa, nº 2367
Bairro Boa Esperança - Cuiabá - MT
CEP: 78060-900

(65) 3615-6296

Funcionamento Administrativo 7h30 às 11h30 e 13h30 às 17h30