Desde o início da pandemia, a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) vem tomando as medidas necessárias para a manutenção de seus serviços essenciais, observando todos os cuidados com seus servidores efetivos e terceirizados e com os estudantes. As decisões adotadas neste sentido são orientadas pelo Comitê da Instituição, formado por equipe multidisciplinar apta para analisar o contexto de retomada das atividades sob diversas óticas. Além disso, a volta às aulas de modo flexibilizado foi uma decisão construída coletivamente a partir dos Colegiados.
Neste sentido, a UFMT está se estruturando para a retomada das atividades. Prova disso, é que o Comitê da instituição, criado no mês de março, estabeleceu as diretrizes para a retomada e os Conselhos Universitário (Consuni), de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe), no mês de novembro, bem como as pró-reitorias formaram uma comissão para discutir como serão retomadas as atividades, baseadas nas orientações do Comitê.
Por fim, cabe salientar que a UFMT está atenta à situação nacional e, em conjunto com as demais instituições de ensino superior, congregadas na Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), buscará a solução que contemple a segurança da comunidade acadêmica na retomada das atividades obedecendo a peculiaridade de cada região onde estão instalados seus Câmpus.