PORAndré Faust
Jornalista

DATA04 de Maio de 2021

UFMT entrega primeiro produto de contrato com MEC

Mapeamento da Cadeia de Valor da SESu foi produzido pelo EPP

O Escritório de de Projetos e Processos (EPP), da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), entregou, em reunião realizada nesta terça-feira (4), o primeiro produto do projeto de mapeamento da Cadeia de Valor e Processos Prioritários para a Secretaria de Educação Superior (SESu), do Ministério da Educação (MEC).

A cadeia de valor é uma ferramenta de gerenciamento de processos que apresenta todas as atividades que uma organização faz para gerar valor para os clientes, ou, no caso da Sesu, para a sociedade.

"Esse é um projeto que busca a reavaliação de processos para aumentar a eficiência da administração pública e que está tendo muitos feedbacks positivos", afirmou o reitor da UFMT, professor Evandro Soares da Silva. "Gostaria de parabenizar os servidores do projeto pela entrega do produto e também os servidores da Sesu, que têm contribuído com todo o processo de mapeamento. Espero que essa entrega possa contribuir de maneira efetiva para o trabalho da Sesu, inclusive como subsídio de seu planejamento estratégico", completou.

Para o secretário-adjunto da Sesu, professor Tomás Dias Sant'Ana, a condução do trabalho tem sido impressionante por parte de ambas as equipes. "O mapeamento vai nos ajudar a melhorar todos os processos, o que é uma tônica da gestão da Sesu. Além disso, será um projeto modelo, no sentido de dar exemplo para o planejamento e a organização pública", afirmou.

O mapeamento da cadeia de valor foi feito em nove etapas, incluindo coleta de informações com as chefias de diferentes setores; a identificação e detalhamento dos macroprocessos; o relacionamento dos processos com a cadeia de valor e a avaliação do produto pela equipe técnica da SESu.

O próximo passo é o mapeamento de seis processos que fazem parte da cadeia de valor e, em seguida, a capacitação de servidores da secretaria para que possam realizar esse tipo de mapeamento, com o objetivo de dar continuidade ao trabalho. "Paralelamente, a equipe do EPP está produzindo artigos científicos sobre temas relacionados ao projeto, aproveitando a oportunidade para gerar novos conhecimentos", explicou a gerente do projeto, Darclea Ubialli.

"Continuamos à disposição e estamos felizes em poder contribuir com a secretaria em outros projetos, contribuindo para a melhoria da eficiência e da eficácia na gestão pública e permitindo gerar produtos para o controle social", concluiu o reitor.

Também estiveram presentes na reunião a vice-reitora da UFMT, professora Rosaline Rocha Lunardi, o diretor do EPP Thiago Meirelles Ventura, os servidores da UFMT Anne Cristine Betoni Cardoso, Thaís Fernanda Bueno da Silva e Cleiton Diniz e os representantes do MEC Fabio dos Anjos, Gerente de Projetos, Jessica Fonseca, Carlos Sanches, Cibele Magalhães de Pinho Castro, Maria Cristina Manno e Marcos Carreira.

TAGS:

Fique sempre informado com as principais notícias da UFMT.

Logo da UFMT
Câmpus Cuiabá

Av. Fernando Corrêa da Costa, nº 2367
Bairro Boa Esperança - Cuiabá - MT

(65) 3615-8000

Câmpus Araguaia

Unidade I - Pontal do Araguaia
Avenida Universitária, nº 3500
Pontal do Araguaia - MT

(66) 3402-1108

Unidade II - Barra do Garças
Avenida Valdon Varjão, nº 6390
Barra do Garças - MT

(66) 3402-0701

Funcionamento Administrativo 08:00 às 11:30 e das 14:00 às 17:30 (horário local)

Câmpus Sinop

Avenida Alexandre Ferronato, nº 1200
Bairro Residencial Cidade Jardim - Sinop - MT

(66) 3533-3100

(66) 3533-3122

Câmpus Várzea Grande

Av. Fernando Corrêa da Costa, nº 2367
Bairro Boa Esperança - Cuiabá - MT

(65) 3615-6296

Funcionamento Administrativo 7h30 às 11h30 e 13h30 às 17h30

Contribua com o desenvolvimento do novo portal. Sua opinião é muito importante!