A reitora da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), professora Marluce Souza e Silva, esteve reunida com o prefeito de Sinop, Roberto Dorner, para discutir pautas prioritárias. Entre os temas tratados, o principal foi a formalização de uma parceria entre a UFMT Campus Sinop, por meio do Hospital Veterinário (Hovet), e a Secretaria Municipal de Saúde para a criação de um projeto de castração gratuita de animais pertencentes à população de baixa renda.
De acordo com o diretor da Faculdade de Medicina Veterinária, professor Paulo Moreira, a proposta visa atender uma demanda antiga da cidade, tanto no controle populacional de cães e gatos quanto na prevenção de zoonoses. “Estamos trabalhando na construção de um projeto piloto, em parceria com a Prefeitura, para realizar 400 castrações ao longo de 12 meses. A triagem dos beneficiários será feita pela própria Prefeitura, com base em cadastros já existentes da população carente”.
As tratativas estão em estágio avançado e a expectativa é que o projeto seja iniciado ainda no segundo semestre deste ano. A Universidade ficará responsável pelos procedimentos cirúrgicos, enquanto a contrapartida da Prefeitura ainda está sendo definida e formalizada por meio de um convênio em fase final de elaboração.
Durante a reunião, a reitora também apresentou outras demandas importantes para o funcionamento do Campus Sinop. Entre elas, solicitou o apoio do município para a cessão de seis servidores públicos, que seriam alocados para suprir necessidades urgentes da universidade.
Outro ponto debatido foi a melhoria da linha de transporte coletivo que atende ao campus. Foi relatado que, após às 17h30, os ônibus não passam mais na universidade, obrigando estudantes a se deslocarem até o shopping, um trajeto que compromete a segurança e acessibilidade dos usuários. Em resposta, o prefeito informou que a empresa concessionária do transporte público receberá aporte financeiro da Prefeitura e deverá investir em novos veículos com ar-condicionado e em melhorias nas linhas em operação, incluindo a que atende ao Campus.
Por fim, a reitora reforçou a necessidade da implantação de uma faixa elevada de pedestres nas proximidades da entrada da UFMT Sinop, visando garantir maior segurança na travessia dos estudantes e servidores. O prefeito se comprometeu a avaliar a demanda com a equipe técnica do município.
A assessora especial da Reitoria, professora Sônia Vivian, o pró-reitor do Campus, professor Elton Brito, e os diretores dos Institutos de Ciências Agrárias e Ambientais (ICAA), professor Carlos Breda; de Ciências da Saúde (ICS), professora Nádia Aléssio; e a de Ciências Naturais, Humanas e Sociais (ICNHS), professora Rafaella Felipe, fizeram parte da comitiva da reitora durante a visita ao prefeito.