Representantes da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) se reuniram na manhã desta terça-feira (21) para discutir novas oportunidades de parceria entre as duas Instituições. No encontro, foi apresentada a possibilidade de compartilhar o uso de uma máquina fresadora e um pedido para utilização do parque esportivo da UFMT.
O reitor da UFMT, professor Evandro Soares da Silva, disse que a parceria entre as Instituições aumenta a eficiência dos recursos investidos na educação pública, melhora a qualidade do ensino e abre novas possibilidades para o futuro. “Agora vamos dar seguimento aos trâmites para viabilizar essas ações, estreitando nossos laços e aumentando a contribuição da UFMT e do IFMT para a sociedade”, pontuou.
Atualmente, o IFMT possui uma máquina capaz de cortar metal e outros materiais seguindo um modelo criado em computador – uma Fresadora Automática. Esse equipamento, entretanto, precisa de um espaço maior para ser devidamente utilizado. Uma das propostas apresentadas durante a reunião é que a UFMT ceda uma sala ou laboratório para a instalação da máquina e que os alunos de ambas as Instituições possam utilizá-la. A parceria seria benéfica para cursos como de arquitetura, engenharias e automação de ambas as Instituições.
Além disso, no final de agosto o câmpus Cel. Octayde Jorge da Silva do IFMT, em Cuiabá, receberá a etapa estadual dos Jogos dos Institutos Federais, que deve movimentar mais de 2 mil pessoas, incluindo atletas e equipes técnicas. Para que as competições sejam mais céleres, entretanto, a Instituição conta com o apoio de equipamentos esportivos do estado, município e da UFMT, incluindo o parque aquático e o Centro Olímpico de Treinamento (COT).
De acordo com o diretor do Câmpus do IFMT, professor Alceu Aparecido Cardoso, as propostas trazem benefícios para ambas as comunidades. “A UFMT e o IFMT têm uma parceria de longa data e compartilhamos de um mesmo objetivo, nada mais certo do que a gente trabalhar em conjunto”, concluiu.
A reunião aconteceu na reitoria da UFMT.