A Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) divulgou o relatório anual de Gestão de Sustentabilidade, que tem o objetivo de apresentar a criação e implementação de práticas sustentáveis e os resultados alcançados em 2020. O material foi elaborado considerando a Instrução Normativa nº 10/2020 do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão.
Em razão da pandemia de Covid-19, algumas ações planejadas tiveram que ser adaptadas, como os cursos de capacitação e eventos, realizados de forma remota. “Apesar disso, foi possível avançar na maioria das metas, possibilitando mais ações virtuais e de redução de consumo”, destaca a coordenadora da Comissão Permanente do Plano de Gestão de Logística Sustentável (CPPLS), Maria Daniele de Jesus Teixeira.
Com a redução das atividades presenciais, alguns objetivos foram impulsionados, como a redução de resíduos e do consumo de energia elétrica em aproximadamente 37%. Entre as ações realizadas ao longo do ano destaca-se também a assinatura de contratos para fomentar a implantação de sistema fotovoltaico nos Câmpus de Cuiabá, Sinop e Araguaia. O Plano de Gestão é dividido em vários eixos, que abordam, por exemplo, a educação ambiental, o incentivo ao uso eficiente, compras e contratações sustentáveis, capacitação sobre a necessidade da redução do impacto ambiental e a otimização do sistema de abastecimento de água, serviços de saneamento e drenagem.
“Outro ponto importante foi a seleção de projetos de pesquisa e extensão realizados na UFMT até 2019 e a apresentação dos principais resultados no I Webinar de Sustentabilidade. Com o evento online foi possível atingir mais pessoas e possibilitou a participação de nomes importantes de outras instituições”, ressalta a coordenadora. O encontro ocorreu em outubro de 2020, com o objetivo de estimular práticas e iniciativas sustentáveis, com foco nas ações desenvolvidas na UFMT.
Para inserir as iniciativas sustentáveis na UFMT, as metas incluíam ainda promover o Plano de Logística Sustentável, divulgando ações em andamento para a comunidade interna e externa por meio da elaboração de um plano de comunicação e a criação do perfil no Instagram @ufmtsustentavel (https://www.instagram.com/ufmtsustentavel/), que visa ampliar a discussão sobre a temática. “O perfil na rede social estabeleceu um canal de interação entre sociedade e a Universidade, aberto para todos que tenham interesse em divulgar ações”, finaliza.
O Relatório e o Plano de Logística Sustentável podem ser acessados pelo link.