O reitor da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), professor Evandro Soares da Silva, participou nesta terça-feira (14) da celebração pela assinatura do acordo para a criação do Centro de Língua Chinesa e de Desenvolvimento de Ciência e Tecnologia Agrícola. A parceria vem na esteira de ações desenvolvidas pelo Centro Brasil-China de Pesquisa em Tecnologia Sustentável e Inovação do Agronegócio de Mato Grosso (BCAgriMT) e o Núcleo de Relações Internacionais do Estado de Mato Grosso (NURIMAT).
Para o professor Evandro Soares da Silva “O Estado de Mato Grosso é uma rica fonte de oportunidades em pesquisa, biomas, já que abriga três dos principais biomas do Brasil: Cerrado, Floresta Amazônica e o Pantanal. Mato Grosso detém uma das maiores produções de alimentos do mundo, com expansão na área de energia”. O reitor lembrou que a universidade tem atuado de forma decisiva no desenvolvimento tecnológico regional com a busca de soluções eficientes pela pesquisa para conciliar a produção agropecuária, de alimentos e fibras com sustentabilidade no Estado.
O professor Evandro Soares da Silva celebrou o Centro de Língua Chinesa e de Desenvolvimento de Ciência e Tecnologia Agrícola na UFMT com outras iniciativas desenvolvidas pelo BCAgriMT. “É um centro de pesquisa constituído em parceria com a Universidade Agrícola do Sul da China e o Núcleo de Relações Internacionais do Estado de Mato Grosso, composto pelas universidades públicas de Mato Grosso e o governo do Estado de Mato Grosso, dentre outras instituições”, destacou o reitor da UFMT.
A iniciativa une a UFMT com a Universidade Agrícola do Sul da China (SCAU), o Center for Language Education and Cooperation e a Universidade Autônoma Chapingo, do México. “Ações como essas abrem espaços para o aprendizado linguístico aliado a realização de ações de mobilidade acadêmica internacional e cooperação em pesquisas para desenvolvimento e tecnologia construindo parcerias estratégicas com benefícios institucionais, tecnológicos, culturais e socioeconômicos”, enfatizou o professor Evandro Soares da Silva. O centro vai atuar no incentivo do ensino de chinês para o estímulo a estudos nas áreas de agricultura e tecnologia.
Dirigentes da SCAU comemoram trabalho conjunto com Brasil e México
Wang Binwei, Secretário Geral da SCAU, saudou os participantes comemorando a parceria com a UFMT e a Universidade Autônoma Chapingo, sediada no México. “Em nome da SCAU queremos dar as mais calorosas boas vindas às entidades que participam deste intento. A universidade está comprometida com o desenvolvimento agrícola e assumimos a responsabilidade de estabelecer o desenvolvimento da educação agrícola”, disse sobre os laboratórios conjuntos desenvolvidos com a UFMT. A proposta é voltada para o desenvolvimento de tecnologia e o aprendizado de chinês no Brasil.
O cônsul-geral do Brasil em Guangzhou, Frederico S. Duque Estrada Meyer, destacou a importância de Mato Grosso e da UFMT na produção econômica brasileira. “Por isso é tão importante a celebração de hoje porque é uma associação voltada para a ciência e tecnologia que conduzirá a um maior progresso na agricultura dos dois países. Desejo muito êxito a nova associação entre a Universidade Agrícola do Sul da China e a Universidade Federal de Mato Grosso”, disse o cônsul, lembrando a participação de instituições, como a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), no desenvolvimento tecnológico agrícola brasileiro.
Recentemente a UFMT assinou protocolo de intenções para projetos na área de internacionalização de ações em agricultura e sustentabilidade na perspectiva do trabalho desenvolvido pelo BCAgriMT, convênio Brasil - China na área da agricultura, da pecuária com a verticalização da cadeia de valores nessas áreas. Além do aprendizado de línguas, a parceria envolve também a interação entre laboratórios do Brasil e da China.
Na oportunidade a UFMT abriu uma chamada para projetos de pesquisa em agronomia, zootecnia, engenharia agrícola, engenharia florestal, medicina veterinária, ciência e tecnologia de alimentos, biodiversidade e áreas afins. Participaram da solenidade pela UFMT o Secretário de Relações Internacionais, professor Lucas Oliveira de Sousa; Elaine Silva Alegre, assessora de Parcerias Internacionais e Caroline Pereira de Oliveira, Coordenadora de Línguas Aplicadas à Internacionalização. Também estiveram presentes o reitor da José Solís Ramírez, Universidade Autônoma Chapingo e representantes diplomáticos de China, México e Brasil.
Leia mais:
UFMT sediará centro internacional de língua chinesa
Reitor da UFMT discute internacionalização em ministérios