Elaborado pela Comissão Permanente do Plano de Gestão de Logística Sustentável, o Plano de Logística Sustentável, da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), recebeu atualizações. As medidas inseridas no documento trazem perspectivas de atividades para 2022 e 2023. O principal compromisso das ações é de honrar as responsabilidades socioambientais da UFMT, alinhando e adequando o Plano de Ação já utilizado pela instituição.
Por isso, em conjunto com vários setores da universidade, estabeleceu-se metas, ações e planos para os eixos temáticos: Educação Ambiental; Pesquisa e Extensão; Comunicação e Sensibilização; Material de Consumo; Compras e Contratações Sustentáveis; Energia Elétrica e Telefonia; Gerenciamento de Resíduos; Água, Esgoto e Drenagem; Qualidade de Vida e Capacitação; Mobilidade e Segurança; e Gestão.
“As principais mudanças no PLS foram na parte de gestão, na qual foi incluído um eixo que não existia, inserindo o objetivo de promover a melhoria contínua da Governança da Sustentabilidade Institucional. Foram relacionados alguns Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) com os objetivos do plano, ademais foram alterados também alguns prazos e percentuais”, explicou a Gerente de Desenvolvimento Institucional e Estudos Estratégicos, Maria Daniele Teixeira.
Entre as atuais ações previstas para a Gestão está a formalização da adesão à Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P), ato que será realizado pela Pró-Reitoria de Planejamento (PROPLAN) e pela Secretária de Infraestrutura (SINFRA). Já para as áreas de pesquisa e extensão, de acordo com o plano, em 2023 a UFMT, tem como expectativa, implementar uma disciplina virtual relacionada à sustentabilidade para a comunidade interna e instituições parceiras.
Segundo a gerente Maria Daniele Teixeira, as mudanças e revisões no planejamento são fundamentais para um alinhamento de ações que impactarão cada vez mais a inserção da sustentabilidade dentro e fora da UFMT. “A atualização é fundamental para um planejamento que condiz com o contexto que estamos vivenciando, tornando as metas cada vez mais concretas”, ressaltou.
Além disso, a instituição manterá as atividades, que já são desenvolvidas no âmbito de incentivo ao uso de recipientes reutilizáveis. Todas as ações contam com indicadores de resultados para que seus impactos sejam avaliados. “O Plano de Ação foi realizado em um processo de aditamento que, por meio de consulta às unidades responsáveis pelas ações, oficina de capacitação de servidores e reuniões da comissão no ano de 2021, resultou em um documento atualizado, com novas perspectivas para os próximos anos”, consta em parte do documento.
Acompanhe as ações
Um dos objetivos do Plano de Logística Sustentável da UFMT é identificar iniciativas de sustentabilidade na UFMT, para atingir esse objetivo foi criado o instagram @ufmtsustentável, tornando as ações da universidade mais visíveis e disponíveis para todos.