No Encontro Regional do Fórum Nacional de Pró-Reitores de Assuntos Comunitários e Estudantis (FONAPRACE) da Região Centro-Oeste, a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) assumiu a presidência do fórum para a região Centro-Oeste. A entidade congrega os pró-reitores, sub-reitores, decanos ou responsáveis pelos assuntos comunitários e estudantis das instituições de ensino superior (IES) públicas do Brasil. Nos dias 25 e 26 de novembro será o Encontro Nacional do FONAPRACE na sede da Andifes em Brasília. O FONAPRACE congrega os pró-reitores, sub-reitores, decanos ou responsáveis pelos assuntos comunitários e estudantis das instituições de ensino superior (IES) públicas do Brasil.
De acordo com a Pró-Reitora de Assistência Estudantil, professora Lisiane Pereira de Jesus a atuação da UFMT a frente do FONAPRACE será voltada para impulsionar a assistência estudantil pela região. “Especialmente para 2022, a Prorrogação da Lei de Cotas nas Instituições Federais de Ensino Superior e Técnico brasileiras (Lei 12.711/2012) promoção da discussão entre Andifes e MEC sobre as modificações propostas no decreto PNAES, defesa dos Programas de Inclusão Quilombola e defesa para retomada do Programa de Bolsa Permanência para indígenas e quilombolas conduzido pelo MEC”, explicou.
Segundo a pró-reitora no fórum há a oportunidade de discutir com os demais pró-reitores, diretores de pró-reitorias e coordenadores estratégias conjuntas para a manutenção dos estudantes que necessitam da assistência estudantil. “Isso envolve não só a questão orçamentária, mas ações e políticas públicas que favoreçam a permanência dos estudantes possibilitando que as universidades e institutos federais garantam minimamente não só acesso do estudante aos cursos”, comentou. Para Lisiane Pereira de Jesus é preciso garantir a permanência dos estudantes na universidade com equidade de condições.
“A exemplo dos indígenas e quilombolas, o Programa PBP MEC não abre novos editais há três anos. Então procuramos de forma conjunta e coesa nos manifestar em defesa a retomada desse programa”, relatou acrescentando que o orçamento do próprio PNAES (Plano Nacional de Assistência Estudantil) vem decrescendo desde 2014, comprometendo diretamente a Política de Assistência Estudantil das Instituições Federais de Ensino Superior.
Entidade agrega 8 Instituições de Ensino Superior na região Centro-Oeste
Na região Centro-Oeste o FONAPRACE inclui a Universidade de Brasília (UNB), no Distrito Federal; a Universidade Federal de Goiás (UFG), Universidade Federal de Catalão e Universidade Federal de Jataí, em Goiás; a Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) e a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS ), em Mato Grosso do Sul. Pelo Mato Grosso estão presentes no Fórum a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e Universidade Federal de Rondonópolis (UFR).
Lisiane Pereira de Jesus explicou que as ações são em busca de um trabalho conjunto na elaboração de estratégias para manter o estudante dentro da universidade com políticas de assistência estudantil como alimentação e moradia. “Assumir a presidência do FONAPRACE Regional nos permite fortalecer e contribuir com o fórum nacional apresentando demandas específicas da região Centro-Oeste que possam ser discutidas a nível nacional com as demais IFES”, destacou a pró-reitora de Assistência Estudantil da UFMT.