O reitor da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), professor Evandro Soares da Silva, participou da assinatura do protocolo de intenções para projetos na área de internacionalização de ações em agricultura e sustentabilidade. O protocolo que envolve diferentes universidades que atuam no Estado de Mato Grosso conta com a participação do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), além da Universidade Federal de Rondonópolis (UFR).
De acordo com o professor Evandro Soares da Silva, encontro foi direcionado para a assinatura de um protocolo de intenções com o objetivo de fomentar projetos na internacionalização da área agropecuária. “Isto é, um protocolo que tem objetivo de promover projetos junto ao governo do Estado, Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Ministério da Ciência Tecnologia e Inovação e universidades do Estado de Mato Grosso fortalecendo um ecossistema de internacionalização e inovação da área de agricultura e pecuária”, relatou.
O reitor comemorou o resultado como positivo no que se refere a reunir as necessidades de Mato Grosso. “Para além do protocolo já estão alinhadas várias ações das universidades, como a UFMT e a UFR, junto com o Mapa e articulado com uma agenda elaborada pelo gabinete do senador Wellington Fagundes junto ao MCTI para que a gente faça um evento no sentido de aglutinar todos os envolvidos. Vamos, além de promover o início desses projetos, apresentar uma plataforma para congregar possíveis demandas da sociedade para desenvolvimento de projetos”, disse o reitor da UFMT que assinou o documento junto com a reitor ada UFR, Analy Castilho Polizel de Souza.
Protocolo é avanço tecnológico para Mato Grosso
O reitor da UFMT explicou que a construção do protocolo aconteceu a partir de um encaminhamento da Núcleo de Relações Internacionais do Estado de Mato Grosso (NURIMAT), direcionado para a internacionalização de todo o interesse social de Mato Grosso e na perspectiva do Centro Brasil-China de Pesquisa em Tecnologia Sustentável e Inovação do Agronegócio de Mato Grosso (BCAgriMT).
“O BCAgri é um convênio Brasil - China na área da agricultura, da pecuária com a verticalização da cadeia de valores nessas áreas. A partir dessa reunião a gente fez algumas outras reuniões com as universidades. Fomos até o MAPA e lá, para além do convênio bilateral entre Mato Grosso e China, foi pensado para começar a desenvolver um plano estratégico em um ambiente de inovação e internacionalização da agricultura e da pecuária a fim de desenvolver para além do BCAgri”, comentou o professor Evandro Soares da Silva.
A proposta encampada pelo protocolo é de atuar em áreas como bioinsumos, agricultura digital e conectividade, food tech, inovação aberta e agricultura de baixo carbono. “Nesse intuito o ministério fez alguns encaminhamentos. A Universidade Federal de Mato Grosso e a UFR se reuniram no sentido de propor um protocolo de intenções que pudesse balizar futuros projetos”, pontuou o reitor sobre o encontro que contou com a participação da equipe do Ministério da Agricultura e o secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, César Miranda.
Veja mais:
Laboratórios da UFMT têm parceria com universidade chinesa
Rede Multiusuária de Pesquisa é tema de reunião com UFMT
UFMT e SEDEC firmam acordo de balanço energético