A Pró-reitoria de Assistência Estudantil (PRAE) da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) abriu para adesão dos estudantes o Projeto Alunos Conectados, da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) e do Ministério da Educação (MEC), para inclusão digital. Por meio de chamada pública, serão disponibilizados chips para uso em pacotes de dados de telefonia móvel aos alunos em condição de vulnerabilidade socioeconômica.
A ação possibilita a realização das atividades remotas das disciplinas flexibilizadas e promove a equidade entre os estudantes da rede pública de ensino superior. “O Projeto procura responder uma necessidade que desde o início da pandemia e o impacto no calendário acadêmico de 2020 vem sendo pontuada, seja pelas Universidades, seja pelos estudantes. É mais uma possibilidade de apoio nesse momento em que a inclusão digital faz-se primordial para que estudantes consigam realizar suas atividades acadêmicas”, pontua a professora Erivã Garcia Velasco, pró-reitora de Assistência Estudantil.
Para participar, o candidato deve estar comprovadamente na faixa de vulnerabilidade de renda, matriculado em disciplina flexibilizada e não ter vínculo empregatício formal. Para se cadastrar acesse o formulário e preencha todos os dados, são essas informações que irão para a Plataforma da RNP para o posterior envio dos Chips.
A iniciativa estende a quantidade de alunos beneficiados por ações afirmativas dentro da universidade. Permite àqueles que não solicitaram auxílio em editais passados, e se enquadram nos critérios de renda estabelecidos, que também possam fazer a adesão.
“Com a Chamada Pública os estudantes podem fazer o cadastramento para recebimento do chip, mas enquanto isso não se efetivar os que foram beneficiados com o Auxílio Acesso à Internet continuarão recebendo o valor mensal de R$ 70. A migração do auxílio para o chip só se concretizará quando de fato o estudante que fizer adesão receber o chip onde estiver desenvolvendo as atividades das disciplinas flexibilizadas em que está matriculado”, esclarece a pró-reitora.
Confira a Chamada Pública na página da PRAE. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail projetoalunosconectados@ufmt.br ou pelo Facebook da PRAE.