O edital 07/2025, apresentado pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) por meio da Pró-Reitoria de Cultura, Extensão e Vivência (Procev) vai realizar chamada pública para selecionar propostas de exposições artísticas e culturais no Museu de Arte e de Cultura Popular (MACP), localizado no Câmpus Universitário de Cuiabá. O objetivo do edital é de promover a difusão da arte e da cultura popular, por meio da realização de exposições temporárias que podem ser individuais ou coletivas no espaço expositivo do MACP, no período de outubro de 2025 a março de 2027.
As inscrições estarão abertas entre 11 a 29 de agosto de 2025, exclusivamente por meio do Sistema Eletrônico de Informações (SEI/UFMT). Para quem ainda não possuem cadastro como usuários externos no sistema há a necessidade de realizar por meio de link próprio. O edital está aberto a artistas visuais, curadores(as), coletivos artísticos, grupos culturais e instituições — pessoas físicas ou jurídicas — que desejem propor projetos expositivos compatíveis com o espaço e os objetivos do MACP.
Cada proponente poderá inscrever uma única proposta e entre os critérios de seleção está a relevância cultural e artística da proposta, a viabilidade técnica de execução, a originalidade e a consonância com os objetivos do museu. Propostas apresentadas por artistas pertencentes a grupos sociais historicamente minorizados poderão receber pontuação adicional, conforme previsto em políticas afirmativas descritas no edital.
O edital prevê apoio institucional do MACP para para divulgação das exposições selecionadas e suporte técnico para a utilização do espaço, mantendo a gratuidade no uso do local para os projetos aprovados. O resultado preliminar será divulgado até 10 de Outubro e o resultado final está marcado apra 22 de Outubro. As exposições aprovadas terão duração de, no mínimo, três meses, considerando os períodos de montagem e desmontagem.