“Insetos e Microrganismos: interações positivas e negativas como abordagem para a prospecção de produtos biotecnológicos”. Esse é o título da tese da doutoranda e servidora do Instituto de Biociências (IB) da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) Silvia Altoé Falqueto, nesta quinta-feira, a partir das 08h. O trabalho será defendido junto ao Programa de Pós-graduação em Biotecnologia e Biodiversidade da Rede Pró-Centro-Oeste.
Orientado pelo professor Marcos Antônio Soares, o trabalho e buscou aplicações biotecnológicas envolvendo a interação entre microrganismos e insetos. Inicialmente, a pesquisadora obteve bactérias capazes de matar larvas do mosquito Aedes aegypt. Esses larvicidas biológicos não apresentaram danos a outros organismos não-alvos contribuindo para o controle biológico com pouco impacto ambiental. Posteriormente, o trabalho estudou a diversidade de microrganismos associados à insetos e conseguiu isolar microrganismos capazes de protegerem o hospedeiro contra bactérias patogênicas, demonstrando o potencial de desenvolvimento de novos probióticos.
A banca examinadora será composta pelas professoras Miriam T. dos Santos e Maria Aparecida Moreira da Universidade Federal de Viçosa (UFV); e professores Leandro D. Battirola e Euziclei de Almeida, da UFMT. A atividade será realizada a partir da plataforma Google Meet.