Fechando a programação do Mês da consciência negra na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), aconteceu na tarde desta terça-feira (29), a entrega da primeira edição do Troféu que homenageia e reconhece servidores da Instituição pelo protagonismo nas questões étnico-raciais. A cerimônia foi realizada na Sala dos Órgãos Colegiados e contou com a presença da alta gestão da UFMT, e representantes de entidades e movimentos da causa no Estado.
Presente no evento, o reitor da UFMT, professor Evandro Soares da Silva, falou sobre a extensa programação realizada na Instituição voltada para essa tão importante pauta. “Para além de pensar no dia 20 de novembro, optamos por ampliar a agenda de luta e comemoração. Entre as ações tivemos discussões sobre a questão do processo de verificação de negros nas cotas, a chamada Heteroidenticação, muita arte, cultura, e hoje com a entrega dessa belíssima homenagem à docente Cândida Soares da Costa, e ao técnico administrativo Cristiano de Sousa Costa”, disse.
O reitor reconheceu também relevância das ações realizadas e sobre a necessidade de discutir e ampliar os espaços do negro na universidade pública. “Essa série de ações refletem a importância de termos mais espaços para discussão sobre questão do negro, os espaços por eles ocupados, além de outras minorias, como as pessoas com deficiência, quilombolas. É momento também de falarmos sobre o anti-racista”, ressaltou complementando que a UFMT hoje se mostra aberta às ações afirmativas, ao espaço da diversidade e pluralidade primordias para o desenvolvimento social.
O secretário de Gestão de Pessoas (SGP) da UFMT, André Baptista Leite, falou sobre a relevância de toda a programação e também da solenidade. “ Temos buscado proporcionar espaços para que todos os servidores possam ser protagonistas na Instituição e no Estado. Sabemos que o racismo estrutural é presente, e que interfere no desenvolvimento social, cultural”, disse o secretário, complementando que a UFMT em parceria com demais instituições são primordiais para a promoção da igualdade racial, de gênero e das minorias.
Diferentes entidades e setores da UFMT participaram da solenidade
Trajetória de lutas e reconhecimento
Para a professora homenageada o sentimento é de muita alegria. “Estar nessa sala hoje recebendo esse troféu me faz memorar diversas lutas que travamos ao longo desses anos em prol da ações afirmativas e questões étnico-raciais na UFMT e no Estado. Ao mesmo tempo, hoje, neste mesmo espaço recebemos essa homenagem”, disse Cândida Soares da Costa, complementando que isso mostra o comprometimento que a UFMT tem em busca da equidade e diversidade.
A Coordenadora de Desenvolvimento Humano (CDH) da SGP, Jozanes Assunção Nunes, explicou que a programação objetivou abrir espaços para o diálogo, visibilidade e a representatividade das pessoas negras. “Dentre as ações, realizamos o projeto artes em vídeos, onde servidores, estudantes e representantes de entidades negras da instituição buscaram conscientizar a comunidade por meio de poesias, vozes e danças que abordam a questão do negro e africanidades. Também tivemos um espaço de reconhecimento com relatos de servidores da Instituição, que intitulamos [Trajetórias negras na UFMT]", disse complementando que é possível acessar a página na internet e a rede social para acessar os conteúdos.
Os homenageados foram selecionados por uma comissão composta de representantes que lidam com as questões étnico-raciais e ações afirmativas na UFMT. Entre os critérios analisados na escolha, estavam o reconhecimento dos servidores pelos movimentos negros e o desenvolvimento de projeto comprometido contra todas as formas de discriminação racial.
Também acompanharam a solenidade o pró-reitor de Ensino de Pós-graduação (Propg), professor Jackson Antonio Lamounier Camargos Resende, o pró-reitor de Pesquisa (Propeq), professor Leandro Dênis Battirola e a secretária de Comunicação e Multimeios, jornalista Maria Selma Alves. Também prestigiaram o evento a representante da pró-reitoria de Administração e Infraestrutura (Proadi), Tatiana de Pinheiro, representante da Pró-reitoria de Assistência Estudantil (Prae), Pedro Nava.
O secretário de Tecnologia da Informação (STI), professor Jean Caminha, o secretário de Relações Internacionais (Secri), professor Lucas Oliveira de Sousa, a representante da Secretaria de Tecnologia Educacional (Setec), professora Lenicy Lucas de Miranda Cerqueira, a coordenadora de Assistência Social e Saúde do Servidor (Cass), Priscilla Baleroni Cajal, a coordenadora de Administração de Pessoal (CAP), Karen Trento, o diretor do Escritório de Projeto e Processos (EPP), professor Tiago Ventura, e do Escritório de Inovação Tecnológica (EIT), professor Raoni Teixeira.
Leia mais