A Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) recebeu o senador Wellington Fagundes, nesta sexta-feira (8), na instituição para um encontro com docentes, técnicos-administrativos e gestores. A reunião, realizada na sala dos órgãos colegiados superiores, foi marcada pelo diálogo sobre as principais demandas da universidade e pela reafirmação de compromissos para o seu fortalecimento.
Para o senador, o momento representou uma reaproximação entre a universidade e a sociedade. “A reitora cumpre o seu papel de buscar todos os apoios para a consolidação cada dia mais da nossa Universidade Federal. Uma instituição madura, prestes a completar 55 anos, que já contribuiu muito e pode contribuir ainda mais para o Estado. Nosso papel, enquanto representantes políticos, é ouvir sugestões, trazer contribuições, buscar recursos e parcerias estratégicas no Brasil e no exterior. O encontro de hoje foi extremamente produtivo e reforçou o consenso de que o caminho é trabalhar de mãos dadas, pensando no presente e nas futuras gerações”, destacou Fagundes.
A reitora Marluce Souza e Silva ressaltou a importância da presença da base parlamentar na UFMT para conhecer de perto as prioridades institucionais. “É fundamental que nossos representantes entendam as demandas urgentes, como orçamento, infraestrutura, ensino, pesquisa e extensão. O senador já havia se comprometido com essa escuta e, hoje, reforçou seu apoio em temas essenciais para a universidade”, afirmou.
Ao final da reunião, esteve presente também o prefeito de Lucas do Rio Verde, Miguel Vaz, em que na oportunidade foi ressaltado a implantação do novo campus da UFMT em Lucas do Rio Verde, prevista para março de 2026. O prefeito aproveitou o encontro para agradecer o empenho da reitora e do senador para viabilizar o projeto do novo campus. “Tivemos a oficialização junto ao MEC no dia 1º de agosto e isso representa um passo decisivo para consolidar o campus no interior. É um sonho antigo que começa a se concretizar. Agora, o compromisso do município é a construção do novo prédio para receber a universidade”, afirmou.
O encontro reforçou a integração entre a UFMT, o poder público e a sociedade, fortalecendo o compromisso de todos com o avanço do ensino superior, da pesquisa, da extensão e do desenvolvimento socioeconômico e ambiental de Mato Grosso.