De 28 de novembro a 1º de dezembro, a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) promove a Semana Acadêmica, reunindo três grandes eventos voltados para a divulgação da produção acadêmica e científica da Instituição: XXXI Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica, XIV Mostra de Pós-Graduação e Semana Acadêmica 2023.
Durante este período, membros da comunidade interna e externa à Instituição poderão participar de eventos presenciais e online que apresentarão os trabalhos desenvolvidos no âmbito da pesquisa de pós-graduação, de iniciação científica e tecnológica, dos programas de monitoria, estágios, iniciação à docência (PIBID) e de ensino tutorial (PET).
“Nosso objetivo com esse evento é congregar mais da comunidade, permitindo a troca de experiências e também uma integração entre a graduação e a pós-graduação. No caso da PROPEQ, temos também um fechamento de ciclo para os alunos de Iniciação Científica e Tecnológica”, explicou o pró-reitor da pasta, professor Leandro Battirola.
A Semana Acadêmica é promovida pelas Pró-Reitorias de Pesquisa (PROPeq), de Ensino de Pós-Graduação (PROPG) e de Ensino de Graduação (PROEG). A abertura oficial acontece no dia 28 de novembro, às 13h, no auditório do Instituto Nacional de Pesquisa do Pantanal (INPP), localizado no Câmpus de Cuiabá, com uma sessão solene, seguida pela palestra “Ciências básicas para o desenvolvimento sustentável”, com o professor Jailson Bittencourt de Andrade, da Academia Brasileira de Ciências (ABC).
“Estamos organizando a programação de forma que docentes, técnicos e estudantes aproveitem as diversas atividades. Teremos sessões presenciais e online para que membros da comunidade interna e externa, nas várias cidades do estado, possam participar”, completou o Pró-Reitor de Ensino de Pós-Graduação, professor Jackson Resende.
O evento contará com mesas redondas, palestras, minicursos e – principalmente – apresentação de pôsteres e comunicações orais de discentes de graduação e pós-graduação, reportando para a comunidade sobre o desenvolvimento de seus trabalhos, conclusões e aprendizados desse processo.
“Essa semana acadêmica é também uma possibilidade de aproximar a Universidade da comunidade externa. Precisamos mostrar nosso papel na formação de profissionais de excelência, em contato com a realidade social e com conhecimentos de ponta, e também que o conhecimento que produzimos aqui é pensado para servir à comunidade”, concluiu o pró-reitor de Ensino de Graduação, professor Adelmo Carvalho.
O evento é aberto para toda a comunidade, sem necessidade de inscrições para quem vai assistir às apresentações. Os estudantes e pesquisadores que apresentarão comunicações orais ou pôsteres devem seguir as instruções publicadas pela PROPEQ, PROPG e PROEG.
Veja mais: