A Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) marca presença esta semana na Semana Nacional de Museus (SNM). Na 20a edição o evento une mais de 2500 eventos e 877 museus, entre eles o Museu e Arte e de Cultura Popular (MACP), vinculado à Pró-Reitoria de Cultura, Vivência e Extensão (Procev). Nesta quinta-feira (9) o projeto Polifonias no Museu estreia às 19h com uma roda de choro em homenagem a Pixinguinha, pela passagem dos 125 anos de nascimento do compositor.
A pesquisadora em arte contemporânea, museus e exposições com atuação no MACP, Ana Lia Rodrigues, explica que o Polifonias no Museu é um dos projetos a ser desenvolvidos este ano. "Trabalhei no Coral da UFMT desde 2014 e a partir desse ano iniciei no MACP para estar a frente do programa Educativo do Museu, que entre outras produções conta com o projeto Polifonias no Museu. A ideia é que tenhamos outros momentos com música no museu”, contou a pesquisadora sobre o projeto que tem sua estreia na quinta-feira.
O grupo Caprichos do Choro realiza a apresentação em homenagem a Pixinguinha com entrada gratuita e acesso aberto. Ana Lia Rodrigues conta que o MACP participa da programação nacional da Semana Nacional de Museus e que eventos como o Polifonias no Museu ajudam a integrar Mato Grosso ao cenário nacional. “O museu é um espaço de encontro, interação, exerce diversas funções, entre elas a educativa. A potência Polifônica do Museu está na diversidade tanto na hibridização e interação das artes tanto na criação de repertório cultural”, ressaltou a pesquisadora que atua no MACP.
De acordo com Ana Lia Rodrigues há um conjunto de ações a ser desenvolvidas pelo MACP, especialmente no segundo semestre deste ano. “O museu prevê inaugurar uma exposição no segundo semestre, entre outras ações, ocupação do ateliê livre, exposição com duração maior, com programa educativo extenso com escolas e com projeto de acessibilidade”, destacou a pesquisadora.